Doce balanço

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Ótimas para relaxar, descansar, ouvir música ou ler um livro, as redes e poltronas suspensas ganham relevância em projetos que primam pelo aconchego. Inspire-se nas boas ideias para inserir um balanço na decoração da sua casa

Por: Dan Brunini

1. Para curtir a vista do mar

Foto: Tarso Figueira

 

Símbolo nordestino e muito comum nas casas baianas, a rede é o destaque deste apartamento reformado por Marcos Rolim e Camila Santiago, da Haifatto. A dupla instalou a peça comprada no Mercado Modelo, de Salvador, no centro do living, tirando partido da bela vista para o mar. De tecido cru, ela se integra à área social, marcada por uma decoração com elementos locais e pinceladas de azul. Devido à ausência de paredes para prender a rede, os profissionais a fixaram com uma estrutura de aço chumbada no teto e ganchos de rapel usados como extensores.

 


2. Elementos naturais valorizados

Foto: Marcelo Negromonte

 

Para Jéssica Araújo, do escritório JA ARQ, ter uma rede dentro de casa é mais do que valorizar a cultura e o jeito de viver do Nordeste do Brasil. “Significa trazer para os ambientes a possibilidade de relaxar com a mesma sensação oferecida por uma área externa”, acredita a arquiteta. O balanço, a ergonomia e as texturas resultam em deliciosas recordações, além de promover o relaxamento. Neste projeto, Jéssica elegeu um modelo artesanal de Tucum, comprado na loja Arioca, que em tupi guarani quer dizer “de casa”.

 


3. Recanto da felicidade

Foto: Manu Oristanio

 

Composta por três pequenas áreas, a varanda deste apartamento apresenta uma bancada usada como bar, o espaço de estar envolvido pelo sofá e pelas poltronas, além do disputado cantinho com rede. Para que pudesse pendurar a peça confeccionada a mão, a AH!Sim só dispunha de uma parede. Por isso, criou uma estrutura de serralheira na outra ponta do local, presa no forro. Os profissionais fixaram na laje um tubo de ferro conectado à chapa metálica que ficou aparente no forro e recebeu o gancho da rede.

 


4. Balanço para pais e filha

Foto: João Ribeiro

 

Em busca de transformar a varanda num gostoso ambiente de estar para a família, a arquiteta Luciana Tomás apostou em vasos generosos e numa parede verde com espécies fáceis de manter. Além disso, a profissional elegeu móveis bem aconchegantes e pendurou no teto uma poltrona Bubble Chair, que é bastante disputada pelos moradores na hora de se distrair e descansar. “Demos preferência a uma peça de design feita de acrílico, que se tornou o elemento mais imponente do ambiente”, afirma Luciana.

 


 

5. Décor cheio de histórias

Foto: Lufe Gomes

 

Memórias, peças trazidas de viagens e garimpadas dentro e fora do Brasil ajudam a compor a decoração do apartamento do arquiteto Olegário de Sá. Na saída da sala de TV, a caminho da varanda, ele pendurou um simpático balanço comprado na loja do Instituto Inhotim, em Minas Gerais. “Ele foi fixado na laje, é bem resistente e funciona muito bem nessa área”, explica o profissional. Feito de uma madeira chamada tauari, o balanço é valorizado ainda mais pela parede ao fundo revestida com bricks de cerâmica.

 


6. Envolvida pela natureza

Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Com projeto dos arquitetos Thiago Manarelli e Ana Paula Guimarães, da Manarelli Guimarães Arquitetura, esse canto do apartamento se tornou uma pequena floresta e faz referência ao consagrado estilo Urban Jungle. A diversidade de plantas ajudou a direcionar a criação dessa varanda, recheada com muitas espécies, vasos, um banco e o simpático balanço de algodão. Presente do amigo do morador, que vive em Fortaleza, a peça é perfeita para descansar e está num local com ótima ventilação, aumentando a sensação de frescor.

 


7. Descanso lúdico

Foto: Juliano Colodeti / MCA Estúdio

 

A ideia da arquiteta Claudia Pimenta e da designer de interiores Patricia Franco foi aproveitar ao máximo a amplitude da varanda, usando mobiliário confortável que convidasse os moradores e as visitas a passar horas conversando e relaxando. Além de chaise longue, mesa e pufes, a dupla do Rio de Janeiro adicionou um elemento lúdico marcante: o balanço Cocar, assinado pela PAX Arq para a marca Artefacto. Transparente, ele tem forma de gota para que a interação do usuário com a peça aconteça de maneira lúdica e singular.

 


8. Atmosfera feminina

Foto: Eduardo Pozella

 

Delicada e romântica, a jovem dona deste quarto ama rosa e sonhava com um dormitório despojado e, sobretudo, leve. A poltrona suspensa Bubble Chair (ByartDesign), elemento que rouba a cena no projeto de reforma assinado pela arquiteta Karina Korn, ajudou a compor o cantinho gostoso e perfeito para que a adolescente possa ler e descansar. Instalada na laje, a peça apresenta um ar bem moderno e fica ainda mais prática acompanhada pela luminária presa acima da cabeceira revestida de tecido.

 


9. Entretenimento para a família

Foto: Rodrigo Melo

 

Em busca de um home theater acolhedor e cheio de estilo, o morador baiano não abriu mão de dispor de uma rede para assistir TV com a família e relaxar. Para combinar com a paleta neutra das salas e do terraço, totalmente integrados, a arquiteta Lais Galvão garimpou uma rede com trama de lona, bem resistente e com uma atmosfera bem mais urbana do que os modelos convencionais feitos de crochê e com franjas. “Para a fixação dos ganchos, fizemos um reforço dentro do forro”, explica Lais.

 

 

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

O balcão é o destaque

Um grande balcão de pastilhas azuis cria  a ponte de conexão entre…

Frescor e sofisticação

Projetado para duas irmãs, o apartamento de 330m² tem décor atemporal, com…

Interruptor Wi-Fi

Novo interruptor permite controlar a iluminação da casa à distância, podendo acender…