fbpx

DW! 2022

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Semana de design agita São Paulo com programação intensa de eventos. Confira alguns destaques da DW! 2022

 

Até o próximo domingo, dia 11 de setembro, a cidade de São Paulo vira palco de algumas centenas de eventos, entre instalações, palestras e exposições, promovendo a cultura do design e suas conexões com arte, arquitetura e decoração.  Parte do calendário oficial da capital paulista, a Semana de Design, ou DW!, como é mais conhecida, chega à sua 11ª edição ainda mais plural, abrangente e inclusiva. A seguir, listamos algumas das principais atrações.

 

BOOMSPDESIGN

o designer marcantonio

 

Entre os dias 5 e 7 de setembro, no Lounge Bienal (Parque do Ibirapuera), acontece a 15ª edição do BOOMSPDESIGN, que este ano homenageia o designer italiano Marcantonio. Além de uma rica programação de palestras, o evento conta com a mostra 2×2, que reúne 19 artistas, designers e arquitetos.

Lounge Bienal – Parque do Ibirapuera, portão 3

 

Guto Requena

guto requena

 

O Estudio Guto Requena abre seu espaço com duas visitas guiadas para até 20 pessoas em dois horários. Inscrições pelo email: media@gutorequena.com.br Os visitantes poderão conhecer a casa histórica, localizada no centro de São Paulo e habitada pelo Estudio desde 2018. O casarão, construído em 1911, é uma arquitetura híbrida que interpõe memória e futuro e representa os projetos e pesquisas desenvolvidas pelo escritório. Quem visitar as instalações do projeto Siricutico, no escritório do arquiteto, poderá conferir de perto o grande lançamento global da Roca em 2022: a Coleção Ona. E no dia 9, das 14h às 17h, Guto participa de um talk ao lado da arquiteta Gabriela de Matos sobre o futuro do morar. Por lá, também será apresentada uma intervenção com as cubas que integram a Coleção Ona e as peças assinadas pelos renomados arquitetos brasileiros Ruy Ohtake, Fernanda Marques e João Armentano para a Roca.

R. Major Diogo, 91- Bela Vista

 

Feira na Rosenbaum

feira na rosenbaum

 

Para a 11ª edição da DW!, a Feira na Rosenbaum apresenta a exposição “Mãos do Brasil, a Força da Criação”, com curadoria de Cris Rosenbaum e e da diretora criativa e curadora de design Taíssa Buescu. O evento acontece edifício Smartstorage, apresentando em dois andares os produtos autorais de mais de 80 criativos de todo o Brasil.

Rua João Passalaqua, 66 – Bixiga

 

Outro Chão

outro chão na DW!

Um ônibus Mercedes original, de 1986, transformado num belíssimo chalé, é uma das atrações imperdíveis da DW! Estacionado em frente à loja SCA Jardim Europa, o Outro Chão foi idealizado pela renomada fotógrafa Mariana Orsi, com projeto de arquitetura assinado por Patrícia Pomerantzeff, do escritório Doma Arquitetura. Depois da Design Weekend, o ônibus será integrado à estrutura da Pousada Pinho Bravo, em Campo Verde (MG), disponível para hospedar até dois adultos e duas crianças.

 

 

Jader Almeida

jardim de jader almeida na dw

O renomado designer Jader Almeida celebra os 10 anos da mesa Jardim  e apresenta edição limitada com três modelos exclusivos da peça, além de uma linha de joias.

Av. São Valério, 98, Cidade Jardim.

 

Estar Móveis

estar móveis na dw!

 

Com direção de arte de Felipe Morozini, a Estar Móveis promove a exposição “Tudo que não foi dito”, explorando aspectos visuais e gráficos, como tipologia, tipografia, semântica e sonoridade.

A. Gabriel Monteiro da Silva, 1080

 

Colormix

colormix dw!

 

O  designer têxil Alex Rocca assina a instalação sensorial “Território”. Sobre um grande painel formado por pedras e fios naturais, o artista mescla mármores coloridos num grande mosaico.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1522

 

Lider Interiores

lider interiores na semana de design

Traduzir de forma original, sem estereótipos, os diversos jeitos de morar espalhados pelo Brasil é o objetivo da coleção Vibra, composta de 13 lançamentos, que a Lider Interiores apresenta na DW! O nome deriva da expressão ‘viva a brasilidade!’ e traz um quê de otimismo contagiante para celebrar a mistura de raízes e culturas presente em nosso design. Pensados para todos os espaços da casa, os móveis foram projetados por Brunno Jahara, EM2 Design, FGMF, Giacomo Tomazzi, Isabela Vecci e estúdio Nada Se Leva.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 813

 

Geo Luz & Cerâmica

mauricio arruda

Com cenografia de Mauricio Arruda, a exposição da Geo Luz & Cerâmica traz uma coleção assinada pelo designer. Na terça, dia 06, às 15h, acontece um talk sobre processo criativo com o próprio Mauricio e Arruda e o designer e diretor da Geo Luz,  Mauricio D’Avilla, no Branco Espaço.

Rua da Consolação, 2931

 

Mula Preta

 

Os irreverentes designers André Gurgel e Felipe Bezerra convidam os visitantes a montarem suas turmas para curtir torneios esportivos na flagship, que contará com quatro mesas de pebolim, duas de ping-pong, duas de sinuca, uma de xadrez, uma de poker e o mais novo lançamento da marca, a mesa de botão. As partidas ainda serão acompanhadas por um Crupiê, que vai auxiliar os jogos, garantindo o cumprimento das regras.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 289

 

Criare

rapha preto na dw!

 

Num match perfeito, a  Criare Gabriel apresenta uma série de obras do artista Rapha Preto, incluindo peças da nova coleção do designer: Meu Interior. Na quinta, 08, às 18h, Rapha palestra sobre processo criativo.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1324.

 

Saccaro

A marca apresenta sua nova coleção, Quattro, inspirada nos elementos da natureza, com peças de design autoral que valorizam as formas orgânicas, os materiais e o trançado característico de sua história, com uma instalação especial durante a DW!. Na quinta, às 17h, acontece um bate-papo com os designer Alain Blatché, Vinicius Siega, Luciane de Carli e os irmãos Davide e Gabriele Adriano.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1865

 

 

Doimo

 

O Casarão Doimo abre suas portas para mostrar a nova coleção 2022, com peças assinadas por Roberta Banqueri & Studio Doimo. Durante todos os dias da DW!, o casarão será palco de palestras diárias, sempre a partir das 15h.

Al. Joaquim Eugênio de Lima, 155 – Bela Vista

 

Ornare

 

Em sua 11ª participação na DW!, a marca pilotada por Esther Schattan programou uma série de talkshows. Na terça-feira, 06, às 11h, o tema é a Construção saudável uma nova realidade no Brasil”, apresentado pelo CEO da HealthyBuilding Certificate (HBC), Marcos Alberto Casado. A ação é uma parceria entre Ornare e Cosentino. Logo após o feriado, na quinta-feira, 08, às 15h, o bate-papo é sobre a “Expansão do design brasileiro”, com as presenças de Cândida Maria Cervieri (diretora executiva da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – Abimóvel), Lauro Andrade (idealizador do festival DW), Francesca Alzati(By Kamy) e Lissa Carmona (Ethel), além de Esther e Pitter Schattan (Ornare). E para fechar a agenda, na sexta-feira, 09, às 11h, a Ornare apresenta “O que é um Bom Design”, com Mônica Barbosa, Patrícia Martínez, Joca Guanaes, Carlos Piazza e Glaucus Cianciardi.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1101

 

Sierra

sierra gabriel

 

Idealizada por Gisele Leal e assinada por Jean Labanca, a instalação da Sierra Gabriel pensada especialmente para a DW! traz uma reflexão sobre o comportamento humano nos últimos tempos. Baseada no livro Antifragil, de Nassim Taleb, a obra é composta por 65 mil balões representando toda a nossa fragilidade. Ao centro, o Modulor – um símbolo da arquitetura, criado por Le Corbusier – aponta para a necessidade da ressignificação constante de modo a encontrar as falhas e seguir na descoberta de tudo que transcende quando algo novo surge. Os fragmentos coloridos colados à peça representam as adversidades, imprevistos e o caos.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 837

 

Fahrer

A coleção 2023 da Fahrer, batizada de Arquipélago, será lançada durante a DW! e tem sua inspiração primeira no maior arquipélago fluvial do mundo, localizado na Amazônia brasileira. Visto de cima, por imagens de satélite, o conjunto de ilhas Mariuá, envolto nas águas do Rio Negro, releva suas formas orgânicas forjadas pela própria ação da natureza por milhares de anos.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1753.

 

Evivva

Com base no conceito Genius Loci, que evidencia as raízes da Serra Gaúcha, a marca de planejados traz um preview da nova coleção com uma instalação criada por Nicole Tomazi e Sergio Cabral, no espaço da By Kamy Home + UM Coffee Co.

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 1350.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Minimalista e atemporal

A arquiteta Sabina Kalaoun, do Studio LAK, se muda com o marido…

Reforma completa

Apartamento ganhou ares de casa a pós a reforma que integrou ambientes…

A arte de Basiches

Arquiteto e artista plástico José Ricardo Basiches abre exposição Traços e Contextos…