Espaços compactos e atemporais

Fotos: Rafael Renzo

Acabamentos bem orquestrados, uma linda profusão de texturas e uma marcenaria planejada em cada detalhe são algumas das atrações que personalizaram este apartamento de apenas 65 m², no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. Customizada para um jovem casal formado por um advogado e uma enfermeira, a pequena moradia foi reformada pela designer de interiores Patrícia Pasquini. ”Decidi remover a porta entre o living e a varanda a fim de integrar os dois ambientes e conquistar amplitude”, explica a designer. “A viga que surgiu após essa junção foi revestida de espelho bronze, inclusive as duas paredes laterais”, complementa.

Em vez de pintura tradicional, Patrícia cobriu as paredes da ala social com papel de parede que lembra linho. Trazer praticidade para o apartamento foi outra preocupação da designer de interiores. Por isso, pequenos móveis, como mesinha lateral e pufe, estão sempre pela sala, servindo de apoio quando necessário.

Embora seja uma decoração clean e, sobretudo, aconchegante, não faltou toques de cores, especialmente na cozinha, cujos armários exibem um alegre azul. Mesmo trazendo portas e gavetas com molduras, a marcenaria é despojada e atemporal, evidenciada pelo piso e paredes brancos. LEDs embutidos nos módulos superiores lavam de luz as cerâmicas da parede. Os cuidados com a iluminação também se estendem à sala e ao lavabo, que pedem uma luz mais cênica.