Estilos de jardins

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Na coluna deste mês, o paisagista Luciano Zanardo fala sobre os diferentes tipos de jardins e apresenta o estilo tropical

Os estilos de jardins na arquitetura atual é o tema que escolhi para a coluna deste mês que dará início a uma série com 6 episódios que você poderá acompanhar todo mês aqui no portal.

O ponto de partida para projetar um jardim residencial é a escolha do seu estilo que está conectado á arquitetura da casa e ao estilo de vida de seus moradores.

Em todas as culturas, o contato do ser humano com a natureza sempre foi uma questão muito relevante, influenciando o lançamento de partidos arquitetônicos e urbanísticos. Por muito tempo quando se falava em jardim, acreditava-se que só existiam duas opções. A primeira, formal, seguindo uma composição simétrica e geométrica e a outra opção, informal, sendo organizada de maneira natural e irregular. Mas, hoje em dia já se sabe que ao longo da história foram elaboradas propostas paisagísticas nas mais variadas formas.

Poucos sabem que existem diferentes estilos de jardins, modelos que foram surgindo em cada período da história, combinando com as novas necessidades, gostos, valores e condições sociais e econômicas.

Esses são os principais estilos de jardins que escolhi para apresentrar nessa série especial:

– jardim tropical
– jardim inglês
– jardim francês
– jardim italiano
– jardim árido
– jardim japonês

O primeiro estilo de jardim, que apresentarei este mês, é particularmente o meu preferido e também o mais utilizado em meus projetos: o jardim tropical!

Neste estilo de jardim temos a sensação de que o homem não interferiu na paisagem, pois apresenta caminhos de contornos naturais, e sua essência é descontraída, avessa a podas e simetrias.

Sua característica principal é a utilização de espécies de regiões tropicais e subtropicais. Plantas de cores vivas e formas esculturais como palmeiras, helicônias, dracenas, bromélias, alpinias, strelitzias estão entre as muitas opções.
O jardim tropical pode contemplar pedras, lagos ou fontes sempre com a aparência o mais natural possível. Bancos, pergolados e vasos são bem vindos, desde que se integrem harmonicamente.

Selecionei um dos meus jardins para apresentar este estilo, o qual contempla uma residência com arquitetura clássica. O paisagismo desta casa abrange o jardim de boas vindas e o jardim da piscina.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Arneli Lustres

Marca é especializada em luminárias desenhadas sob medida em materiais como latão,…

Entrevista: Lauro Andrade

Em entrevista exclusiva para a IT HOME, idealizador da DW! e da…

Adeus a Jorge Zalszupin

O arquiteto e designer Jorge Zalszupin, de 98 anos, faleceu nesta segunda…