fbpx

Heimtextil 2023

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Maior evento da área textil do mundo agita Frankfurt, na Alemanha; mais do que tendências, feira evidencia a sustentabilidade e a economia circular

 

Por Danilo Costa*

 

Estampas, cores, texturas… as portas estão abertas, depois de dois anos, para o maior evento de tecidos do planeta, a Heimtextil, que acontece no Centro de Convenções da Messe Frankfurt, entre 10 e 13 de janeiro, na Alemanha. Esse hiato devido à pandemia estimulou uma feira ainda mais conectada com os novos tempos, trazendo não só inovações de produtos, vindos dos mais de 2.400 expositores de 120 países, como também levanta a bandeira da sustentabilidade e da importância das práticas mais conscientes.

 

heimtextil na Alemanha
A Heimtextil 2023 acontece de 10 a 13 de janeiro, no Centro de Convenções da Messe Frankfurt, na Alemanha | Foto: Danilo Costa

 

“Nos próximos quatro dias, a Heimtextil é o local onde as cadeias de abastecimento são repensadas, as abordagens circulares são experimentadas e as inovações verdes são condensadas. As feiras são um modelo de negócios com impacto, pensado em parcerias globais e meio ambiente”, afirma Detlef Braun, Membro do Conselho Executivo da Messe Frankfurt.

 

Este ano, a feira não só expandiu o número de fornecedores como voltou a trazer produtos funcionais, como hidrorrepelentes, antimicrobianos e ampliou a quantidade de palestras e conteúdo para todos os visitantes. Outro destaque é a continuação da Conferência Heimtextil Sleep & More, onde os palestrantes estão evidenciando a importância do bom sono e valorizando as soluções sustentáveis ​​no setor de varejo.

 

A it HOME começou a visita nesta terça-feira (10 de janeiro) pelo pavilhão 9, onde a Heimtextil concentrou o que batizou de Trend Space, montando espécies de tendas com moodboard (veja Reels), paletas de cores e inúmeros materiais focados na economia circular. Para eles, a ideia do fluxo circular “não é apenas um experimento de nicho, mas algo praticável e empolgante que pode resolver muitos dos problemas enfrentados pela indústria”.

 

São quatro os caminhos ou tendências sugeridos:

 

Make and Remake
destaques da feira textil heimtextil
Make and Remake: uma explosão de cores e de transformação de materiais | Fotos: Danilo Costa

 

Aqui, entram os materiais de segunda mão, as sucatas, as técnicas de bricolagem, patchwork e outros reaproveitamentos criativos. Vimos uma mistura maximalista e explosão de cores, estampas e texturas. A costura e o remendo tornam-se recursos por si só e incentivam a nova cara dada aos ‘velhos’ materiais. É uma celebração da transformação de tecidos pré-usados, mortos e remanescentes em algo bonito, sonho de consumo.


 

Nature Engineered
feira textil destaca materiais naturais
A tecnologia usada para criar materiais inteligentes e funcionais em Nature Engineered | Fotos: Danilo Costa

 

Nesta ‘tenda’ de tendências, fabricantes e designers juntaram substâncias naturais e regenerativas, usufruindo de tecnologia, para conquistar tecidos e materiais inteligentes e versáteis. Essa aposta permite que os designers se concentrem na sustentabilidade do início ao fim, desde o fornecimento até o processamento até as considerações de fim de vida.


 

Continuos
heimtextil
Resistência, durabilidade são as palavras do espaço de tendências Continuos | Fotos: Danilo Costa

 

Tudo pelo desperdício zero, essa é a ideia. Mais do que evidenciar a reciclagem dos materiais, o objetivo está na continuidade e durabilidade de cada produto. O pensamento é gerar algo com uma estética maravilhosa, performance e durabilidade altíssimas. Ao mesmo tempo em que se discute a diminuição do lixo e, consequentemente, do menor impacto ambiental, há a preocupação em separar os materiais, a monomaterialidade, para simplificar a reciclagem.


From Earth
destaque da feira textil na Alemanha
Materiais e corantes naturais no espaço From Earth | Fotos: Danilo Costa

 

Em português, da Terra, como o nome diz, explora o design têxtil que nos reconecta com a natureza e revisita as tradicionais fibras e corantes naturais. Nessa ‘tenda’, estamos convidados ao toque e à calmaria. É impressionante a sensação de bem-estar que os produtos em exposição trazem, se beneficiando das técnicas feitas a mão, das superfícies táteis, das texturas.


 

*O jornalista Danilo Costa está visitando a Heimtextil, na Alemanha, à convite da Messe Frankfurt.

 

+ PRA VOCÊ: Agenda com os principais eventos de arq&decor confirmados para o primeiro semestre de 2023

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Minimalista e atemporal

A arquiteta Sabina Kalaoun, do Studio LAK, se muda com o marido…

Reforma completa

Apartamento ganhou ares de casa a pós a reforma que integrou ambientes…

A arte de Basiches

Arquiteto e artista plástico José Ricardo Basiches abre exposição Traços e Contextos…