fbpx

Heimtextil 2023

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Maior evento da área textil do mundo agita Frankfurt, na Alemanha; mais do que tendências, feira evidencia a sustentabilidade e a economia circular

 

Por Danilo Costa*

 

Estampas, cores, texturas… as portas estão abertas, depois de dois anos, para o maior evento de tecidos do planeta, a Heimtextil, que acontece no Centro de Convenções da Messe Frankfurt, entre 10 e 13 de janeiro, na Alemanha. Esse hiato devido à pandemia estimulou uma feira ainda mais conectada com os novos tempos, trazendo não só inovações de produtos, vindos dos mais de 2.400 expositores de 120 países, como também levanta a bandeira da sustentabilidade e da importância das práticas mais conscientes.

 

heimtextil na Alemanha
A Heimtextil 2023 acontece de 10 a 13 de janeiro, no Centro de Convenções da Messe Frankfurt, na Alemanha | Foto: Danilo Costa

 

“Nos próximos quatro dias, a Heimtextil é o local onde as cadeias de abastecimento são repensadas, as abordagens circulares são experimentadas e as inovações verdes são condensadas. As feiras são um modelo de negócios com impacto, pensado em parcerias globais e meio ambiente”, afirma Detlef Braun, Membro do Conselho Executivo da Messe Frankfurt.

 

Este ano, a feira não só expandiu o número de fornecedores como voltou a trazer produtos funcionais, como hidrorrepelentes, antimicrobianos e ampliou a quantidade de palestras e conteúdo para todos os visitantes. Outro destaque é a continuação da Conferência Heimtextil Sleep & More, onde os palestrantes estão evidenciando a importância do bom sono e valorizando as soluções sustentáveis ​​no setor de varejo.

 

A it HOME começou a visita nesta terça-feira (10 de janeiro) pelo pavilhão 9, onde a Heimtextil concentrou o que batizou de Trend Space, montando espécies de tendas com moodboard (veja Reels), paletas de cores e inúmeros materiais focados na economia circular. Para eles, a ideia do fluxo circular “não é apenas um experimento de nicho, mas algo praticável e empolgante que pode resolver muitos dos problemas enfrentados pela indústria”.

 

São quatro os caminhos ou tendências sugeridos:

 

Make and Remake
destaques da feira textil heimtextil
Make and Remake: uma explosão de cores e de transformação de materiais | Fotos: Danilo Costa

 

Aqui, entram os materiais de segunda mão, as sucatas, as técnicas de bricolagem, patchwork e outros reaproveitamentos criativos. Vimos uma mistura maximalista e explosão de cores, estampas e texturas. A costura e o remendo tornam-se recursos por si só e incentivam a nova cara dada aos ‘velhos’ materiais. É uma celebração da transformação de tecidos pré-usados, mortos e remanescentes em algo bonito, sonho de consumo.


 

Nature Engineered
feira textil destaca materiais naturais
A tecnologia usada para criar materiais inteligentes e funcionais em Nature Engineered | Fotos: Danilo Costa

 

Nesta ‘tenda’ de tendências, fabricantes e designers juntaram substâncias naturais e regenerativas, usufruindo de tecnologia, para conquistar tecidos e materiais inteligentes e versáteis. Essa aposta permite que os designers se concentrem na sustentabilidade do início ao fim, desde o fornecimento até o processamento até as considerações de fim de vida.


 

Continuos
heimtextil
Resistência, durabilidade são as palavras do espaço de tendências Continuos | Fotos: Danilo Costa

 

Tudo pelo desperdício zero, essa é a ideia. Mais do que evidenciar a reciclagem dos materiais, o objetivo está na continuidade e durabilidade de cada produto. O pensamento é gerar algo com uma estética maravilhosa, performance e durabilidade altíssimas. Ao mesmo tempo em que se discute a diminuição do lixo e, consequentemente, do menor impacto ambiental, há a preocupação em separar os materiais, a monomaterialidade, para simplificar a reciclagem.


From Earth
destaque da feira textil na Alemanha
Materiais e corantes naturais no espaço From Earth | Fotos: Danilo Costa

 

Em português, da Terra, como o nome diz, explora o design têxtil que nos reconecta com a natureza e revisita as tradicionais fibras e corantes naturais. Nessa ‘tenda’, estamos convidados ao toque e à calmaria. É impressionante a sensação de bem-estar que os produtos em exposição trazem, se beneficiando das técnicas feitas a mão, das superfícies táteis, das texturas.


 

*O jornalista Danilo Costa está visitando a Heimtextil, na Alemanha, à convite da Messe Frankfurt.

 

+ PRA VOCÊ: Agenda com os principais eventos de arq&decor confirmados para o primeiro semestre de 2023

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Pura elegância

Com tons neutros de cinza dos revestimentos ao mobiliário, apartamento ganha décor…

Casa nova

Por mais espaço e conforto, casal decide construir uma casa nova, no…

Transformação completa

Casa em Campinas passa por renovação total depois de duas décadas e…