Reforma repensou os ambientes e promoveu a integração de cozinha, sala de jantar e living, agora mais amplos, arejados e banhados pela luz natural
Texto: Marcela Almeida | Fotos: Denilson Machado / MCA Studio
A fusão entre funcionalidade, design e conforto ditou a reforma deste apartamento de 90 m², localizado no bairro de São Conrado, no Rio de Janeiro. Assinado pela arquiteta Anna Fadul, em parceria com o também arquiteto Gregory Copello, o projeto foi elaborado para um jovem que aprecia receber familiares e amigos.
“A integração máxima dos ambientes foi a principal solicitação do cliente”, recorda Anna. Para isso, o layout do imóvel foi completamente reorganizado pelos arquitetos, criando espaços sociais amplos, ventilados e que favorecessem a entrada de luz natural.
Pensando no desejo do morador, a cozinha, a sala de jantar e o living foram todos integrados, alcançando uma unidade de ambientes arejados, fluidos e bem iluminados. Para esse resultado, muitas paredes foram removidas, assim como os corredores que levavam aos demais cômodos. Nesta nova planta, quase nada restou da original – apenas as colunas hidro sanitárias do edifício foram mantidas. “Colocamos a cozinha no quadrante central do apartamento, assim foi possível garantir a fluidez e proporcionar uma nova dinâmica de uso”, destaca a arquiteta.
Além disso, para trazer ainda mais amplitude e leveza à morada, Anna optou pela retirada de todo o forro de gesso. Esse simples recurso aumentou o pé direito e deixou toda laje e as vigas de concreto aparentes, trazendo um toque marcante ao espaço.
No décor, o ponto de partida foi o belo sofá cinza de quase cinco metros. Em torno dessa peça emergiu uma paleta de tons harmônicos, com nuances de branco, azul e cinza, além da valorização das texturas e a presença de alguns pontos de cor de contraste.
O resultado da junção de todos esses elementos é uma casa renovada e com originalidade de sobra.