Ocultas em painéis ou até camufladas sob azulejos, as portas mimetizadas integram os mais distintos ambientes de uma casa, adicionando efeito estético, charme e elegância aos espaços
Texto: Dan Brunini e Janaína Silva
Estrutura unifica entrada, lavabo e cozinha
Três exemplares de portas mimetizadas, com dimensões e sistemas de aberturas distintos, compõem a divisória deste living. A porta da entrada de 1,20 m e a do lavabo, de 70 cm, são pivotantes. Já a que separa o local da cozinha tem 1,50 m e é de correr. Os profissionais do escritório AMFB Arquitetura afirmam que o segredo para ter êxito ao optar por portas pivotantes é usar um bom pivô, com a distância certa do batente, para que se equilibre. “A vantagem é que o modelo não avança demais sobre os ambientes.”
Modelo pivotante integrado ao painel de MDF
Com dimensões padrão de um quarto — 60 cm de largura — e feita de MDF na cor carvalho hanover (Duratex), essa porta tem sistema pivotante afim de esconder as ferragens e garantir um visual único proposto pela arquiteta Marina Carvalho. “O segredo para integrar as passagens aos painéis usando o sistema pivotante é o tamanho da porta, que quando grande exige que o pivô não fique apenas na lateral, mas também seja deslocado cerca de 20 cm das laterais do lado oposto de onde estará a maçaneta”, orienta.
Aproveitamento de espaço
Na reforma deste apê, os profissionais do escritório Fantato Nitoli receberam a missão de otimizar os ambientes. Para tanto, o painel de MDF na cor preta divide a sala e o armário do quarto, além de ocultar a porta de 80 cm, do mesmo material – Nero (Guararapes), da LCN Progetti. A estratégia foi escolhida para criar harmonia, manter a estética e aproveitar melhor as medidas. O sistema de abertura é de correr com trilho oculto na parte superior com amortecedor, sendo possível deixar o vão livre, já que ela fica escondida dentro da estrutura. “O modelo possibilitou que os cômodos ficassem mais amplos e descomplicou a circulação.”
Disfarce perfeito
Para criar a sensação de prolongamento do ambiente, as arquitetas arquitetas Monike Lafuente e Claudia Yamada, do Studio Tan-Gram, desenharam um painel com ripas aleatórias, que também camufla a entrada do quarto. A folha da porta de MDF maciço possui 82 cm x 2,5 m de altura, indo de piso a teto. “O sistema de abertura usado foi o de dobradiça oculta, que não aparece do lado de fora e não perde medidas para a passagem, diferente do que ocorre no modelo pivotante”, contam.
Acesso ao lavabo oculto no painel
Neste projeto da Base Arquitetura, a porta mimetizada surge como solução para camuflar o acesso ao lavabo, que fica em frente à sala de TV. O modelo de abrir, com 60 cm, fica integrado ao painel e confere um visual estético elegante e bastante agradável.
Escondida sob o revestimento
“Camuflar a porta de acesso é uma ótima solução para quem quer manter a privacidade da área íntima”, comentam Fernanda Nasser e Luiza Amaral, da Concretize Interiores, que assina o projeto deste apartamento. Aqui, a porta tradicional de madeira sólida, com dobradiça de mola, fica totalmente disfarçada sob o extenso painel de azulejos (linha Athos Bulcão, da Portobello). A estrutura da porta foi feita sob encomenda (WMDA), faceada ao painel e possui puxador cava apenas no lado interno.
Painel camufla acesso e destaca o living
Na reforma comandada pelo escritório Helô Marques Arquitetura, a porta pivotante da passagem do hall para o living é blindada e foi revestida com tábuas de carvalho europeu (Neobambu), também usado no piso e no painel. “A do tipo pivotante veda menos que uma normal, assim, é crucial avaliar onde será usada. Embutir o pivô no piso e na marcenaria de cima é estratégia para reduzir os vãos. Sem dobradiças, é perfeita para ficar oculta”, afirma Helô.