Pitadas de despojamento

Fotos: Henry Lopes

Com ambientes compartimentados e acabamentos desatualizados, este apartamento de 200 m², na Mooca, em São Paulo, pedia por uma revitalização completa. Coube ao arquiteto e urbanista Johnny Viana, com mais de 15 anos de experiência no segmento, solucionar as inconveniências e personalizar o imóvel com revestimentos mais modernos e sofisticados. “A primeira providência foi nivelar todo o piso e integrar as áreas sociais”, conta Johnny, que também transformou o antigo espaço da lareira num moderno gourmet, muito mais usufruído pela família. 

Elementos essenciais, como a madeira natural e a criação de um mosaico de espelhos no jantar, contribuíram para deixar o projeto com um quê de despojamento. Na cozinha, aconchego e funcionalidade são as palavras de ordem. Os moradores dispõem de mesa para refeição e TV, muito curtida quando todo mundo está reunido. Fogão, geladeira e pia, concentrados a poucos passos de distância, simplificam a rotina e o preparo dos alimentos.

“Para os dias em que se deseja privacidade, criamos uma porta deslizante que isola a área”, comenta o arquiteto, que também desenhou o divertido painel lousa onde há uma prática fruteira. “Em busca de imprimir um ar mais leve e descontraído na marcenaria, inserimos no ambiente uma estante de ferro pintado”, destaca. 

Confortável em qualquer época do ano, o apartamento conta com climatização em todos os espaços, já que há aparelhos K7 distribuídos pelo forro de gesso.