Praticidade no apê de 42 m²

Fotos: Rafael GAP

Nos dias de hoje, um dos maiores dilemas é saber lidar com as metragens cada vez mais enxutas dos apartamentos. Para driblar o espaço reduzido desta moradia de apenas 42 m², o proprietário convidou a arquiteta Juliana Atti, que trabalhou em parceria com a designer de interiores Priscila Picozzi. Recém-entregue pela construtora, o imóvel não sofreu alterações em sua estrutura. Porém, precisou ser pensado com muito carinho pelas profissionais para atender às necessidades do futuro morador – um empresário de 38 anos, que adora receber amigos em casa e que tinha algumas expectativas, tais como ter um bom closet, uma mesa de jantar, uma cozinha equipada e espaço para um bar.

Entre as características que nortearam o projeto estão a integração dos ambientes, a marcenaria sob medida e funcional, além da utilização de espelhos para dar amplitude. Tudo isso numa atmosfera moderna, industrial e com muito conforto. A paleta de cores é clean e neutra, reforçando a ideia de modernidade – as mesmas tonalidades em piso, parede e marcenaria têm o intuito de preservar a unidade. O contraste foi obtido com o uso pontual do preto no décor, além do azul do sofá e de detalhes em verde. 

O hall é sempre um dos ambientes mais difíceis de decorar, ainda mais quando se trata de um corredor estreito. Porém, as profissionais tiraram isso de letra com uma ideia bem interessante: montar um mix entre chapelaria e adega. Por fim, como o banheiro do apartamento era mais amplo, a proposta foi deixá-lo com cara de lavabo e aproveitar para incluir a máquina de lavar roupas neste ambiente, resultando num bom ganho de espaço.

  • Juliana Atti
  • julianaatti.arquiteta@gmail.com
  • T.: (11) 94781-3446
  • @juatti