Projeto esbanja versatilidade e design em pequeno apê
Em cidades grandes, como São Paulo, apartamentos pequenos, no estilo estúdio, ganham cada vez mais adeptos. Práticos e funcionais, são opções mais do que ideais para quem mora só, passa boa parte do dia fora ou costuma viajar muito a trabalho.
Utilizado como base para o proprietário quando está na capital paulista, este pequeno apê de apenas 33 m² é a prova de que é possível morar bem independente da metragem.
Para tirar proveito da bela vista do terraço e dar fluidez ao apê, os arquitetos Marcelo Sesso e Débora Dalanezi optaram por retirar o caixilho de acesso à varanda, nivelar piso interno e externo e fazer o fechamento com panos de vidro.
A estratégia resultou na ampliação do espaço útil e criou um verdadeiro cubo de vidro que parece flutuar na paisagem. É lá que fica a sala de TV, com o aparelho instalado em base giratória para que possa ser visto também da cama e da cozinha.
A ideia de um layout limpo e sem delimitações visuais deu origem a uma proposta ainda mais ousada, com a demolição da parede do banheiro. Em vez de alvenaria, o que separa o espaço do dormitório é apenas um vidro do tipo On/Off, que é transparente quando desejado ou opaco para dar mais privacidade.
Piso, parede e marcenaria predominantemente brancos, a presença de espelhos e a escolha por peças em vidro e acrílico foram outros recursos utilizados para favorecer a sensação de amplitude. A seleção dos mobiliários e o uso de objetos decorativos nas cores laranja, cobre e cinza trazem um design contemporâneo um toque de cor ao lar.
Em contraste de preto e branco, o banheiro tem box revestido com cerâmica hexagonal e armário camuflado atrás do espelho.