Totalmente reformado, este dúplex ganhou amplitude e um clima de casa, que a arquiteta Amanda Miranda e o marido tanto valorizam
Por Marcela Almeida | Fotos: Denílson Machado/MCA Estúdio
Quando decidiram mudar para esta cobertura de 180m² em Icaraí, Niterói, RJ, a arquiteta Amanda Miranda e o marido, o advogado Thiago, buscavam um imóvel com mais espaço e área livre de circulação para a pequena Bibi, de dois anos, e, quem sabe, a chegada de um novo herdeiro.
Para conquistar a amplitude desejada, a arquiteta promoveu algumas mudanças de layout nos dois pavimentos do dúplex. No primeiro andar, Amanda integrou a varanda à sala, nivelou o piso e instalou cortina de vidro. Essa alteração possibilitou colocar a mesa de jantar mais ao fundo e criar nas laterais da antiga sacada uma brinquedoteca para a filha. Assim, nesse primeiro pavimento ficam, além de sala e brinquedoteca, a cozinha, um banheiro social, a suíte do casal e o quarto da menina.
Já o piso superior foi reservado ao lazer da família. Na reforma, Amanda ampliou a sala existente para a área do terraço, criando ali um amplo espaço gourmet com churrasqueira, cervejeira, cooktop, geladeira e uma generosa mesa de três metros de comprimento, que fica integrado ao home theater.
Na ampliação, foi necessária a construção de uma nova cobertura, com estrutura metálica e telha sanduíche, com fechamento ao redor em vidro para total aproveitamento do espaço.
A arquiteta também instalou um deque para jacuzzi na área externa e, como adora plantas, convidou a paisagista Clarice Perroni para assinar um agradável jardim vertical. Tudo para trazer ao apartamento um clima de casa, que Amanda e Thiago adoram.
No décor, a liberdade de tons e estampas utilizados é o ponto alto e revela um traço marcante do trabalho da arquiteta: o uso de cores intensas. “Gosto da mistura de cores e texturas que criei. O vermelho e o azul são cores primárias que combinam com tudo e permitem constantes mudanças nas almofadas e adornos”, explica Amanda.
Outro destaque fica por conta dos desenhos na parede do quarto infantil e da brinquedoteca, feitos à mão pela arquiteta em conjunto com a filha. Realizados durante a pandemia, eles trazem um cenário lúdico para o brincar e criam uma memória afetiva que ficará guardada para sempre na história da família.