fbpx

Minimalista e atemporal

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

A arquiteta Sabina Kalaoun, do Studio LAK, se muda com o marido do Rio de Janeiro para São Paulo e mostra o novo apê do casal, com 180m², no Brooklin

 

Sala do novo apê da arquiteta Sabina Kalaoun, do Studio LAK | Fotos: Denilson Machado/MCA Estudio

 

A arquiteta Sabina Kalaoun, sócia do Studio LAK, e o marido engenheiro compraram este apartamento antigo de 180m², no Brooklin, em São Paulo, já com a intenção de fazer uma reforma completa, de todos os cômodos, antes de se mudarem do Rio de Janeiro para a capital paulista.

 

A sala íntima tem dupla função: TV e hall de distribuição dos quartos

 

“Preferimos uma decoração mais clean e minimalista, mas, na hora de escolher móveis, tecidos, materiais e revestimentos, optamos por produtos que proporcionam a sensação de conforto e de aconchego”, conta Sabina. Como o imóvel já tinha uma planta muito boa, o principal desejo do casal era criar uma sala espaçosa que tivesse a possibilidade de integrar ou isolar a cozinha, além de uma sala íntima com dupla função: tv e hall de distribuição dos quartos.

 

A arquiteta Sabina na sala de jantar de seu novo apê, minimalista e atemporal

 

Entre as principais modificações na planta do imóvel, a arquiteta conta que a cozinha foi ampliada e conectada à sala através de uma marcenaria com portas de correr. Além disso, o acesso à antiga circulação íntima (que era próximo à sala de estar e o hall de entrada) foi fechado para criar um bar ao lado do lavabo e os quartos passaram a ser acessados por outro local.

 

O painel de madeira freijó se abre e dá acesso à cozinha

 

O conceito do projeto foi guiado para ser minimalista e atemporal. “Buscamos referências que remetem à casa que ‘se veste’ de quem ali mora, uma casa que resiste ao tempo, às mudanças de personalidade, ao aumento da coleção de objetos e obras de arte de uma família. Um projeto que combina com artes de estilos variados”, diz a arquiteta.

 

A cozinha mescla madeira, laca branca e ultracompacto cinza

 

Na decoração, todo o mobiliário e a maioria dos adornos são novos. Entre as peças do apartamento antigo que foram aproveitadas, a arquiteta destaca o quadro colorido ao lado do rack da sala, da artista Manoela Monteiro. “Na sala, mesclamos a icônica poltrona Vivi, do Sergio Rodrigues, que representa o período moderno brasileiro, com criações de designers contemporâneos, como Jader Almeida e Lucas Recchia”, ressalta.

 

Décor tem linguagem minimalista e mescla de texturas: treliça da madeira, tapete com relevo, a camurça na poltrona Vivi do designer Sergio Rodrigues

 

A combinação do piso em tábuas corridas de madeira clara (tauari) com alguns revestimentos em cinza e off white, elementos em tons pastel, paredes e cortinas brancas e marcenaria em freijó natural resultou em uma base neutra e leve, replicada também nos mobiliários e estofamentos. O maior diferencial está no mix de texturas, a exemplo do tapete monocromático com superfície em relevo geométrico, mesas de centro com tampos em mármore travertino bruto, mesa de apoio em bronze, rack de madeira com portas em treliça, cortinas em linho, poltronas estofadas em couro, cadeiras com encosto em palhinha, aparador suspenso revestido em ladrilho hidráulico etc.

 

O quarto do casal tem cabeceira em madeira carvalho e com a parte central estofada. Acima, luminárias articuladas

 

“Buscamos criar uma atmosfera clean e amena para que o apartamento nos convidasse a desacelerar e relaxar”, finaliza Sabina Kalaoun, sócia das arquitetas Gabriella Mello Alves e Carolina Lerner no Studio LAK Arquitetura.

 

+ PRA VOCÊ: Contemporâneo com bossa

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

A tríade do conforto

Cabeceira, mesa latera e iluminação compõem o refúgio de descanso e sonhos…

Perspectivas do morar

1o especialistas ouvidos por it HOME fazem uma reflexão sobre o morar…

Atmosfera masculina

Apartamento ganha paleta de tons sóbrios, com o cinza e o preto…