CASACOR Rio

Palacete no Jardim Botânico ganha espaços de convivência abertos ao público e bangalôs sustentáveis nos jardins nesta 32ª edição da CASACOR Rio

 

Casacor Rio 2023
Espaço Speakeasy, de Tiago Freire | Foto: André Nazareth

 

Quando a casa é super confortável, a sensação é de estar hospedado num hotel cinco estrelas. Já quando estamos num hotel delicioso, lembramos imediatamente do aconchego de nossas casas. A CASACOR Rio este ano volta à Residência Brando Barbosa, no Jardim Botânico, com uma proposta mais inovadora: a de um hotel boutique! Em sua 32ª edição, a mostra carioca, que acontece de 15 de agosto a 15 de outubro, aposta na vocação original do palacete – a de receber – e transforma o espaço num hotel exclusivo, com 44 ambientes assinados por alguns dos melhores profissionais de arquitetura, design de interiores e paisagismo. Entre eles, espaços abertos ao público como bares descolados, restaurantes charmosos e, claro, a exuberância de 12 mil metros quadrados de jardins formados por espécies da Mata Atlântica.

 

Ambiente de Paula Muller na Casacor Rio 23
Suíte Tu Vens, de Paula Muller | Foto: André Nazareth

 

“Em 2021, abrimos as portas do palacete ao público carioca. Em 2022, fizemos uma proposta de ocupação de um instituto cultural. Agora, apresentamos uma terceira ideia de uso, a de um hotel boutique, algo muito comum em grandes propriedades da Europa e que caberia perfeitamente num imóvel como a Residência Brando Barbosa”, avalia Patricia Mayer, sócia-diretora da CASACOR Rio.

 

Suíte Oriel, de Hannah Cabral e Monique Pampolha, na CasaCor Rio | Foto: André Nazareth

 

A ideia é justamente a de provocar uma reflexão sobre os usos desses equipamentos culturais que, muitas vezes, por conta dos altos custos de manutenção, acabam abandonados.  “O Rio de Janeiro tem uma série de propriedades de grande valor arquitetônico e cultural sem uso. É necessário abrir a porta desses locais, mas com sustentabilidade econômica para que esses patrimônios possam ser mantidos e preservados. E cabe à CASACOR, que tem tanto público, propor novos tipos de ocupação”, explica Patricia Quentel, também sócia-diretora da franquia carioca.

 

Piano-bar, por Paula Neder | Foto: André Nazareth

 

Não à toa, as características originais da arquitetura de interiores do palacete seguirão à vista dos visitantes. Peças como os lustres, tetos trabalhados, pisos, sancas e maçanetas de murano serão incorporados aos projetos dos profissionais que participam desta edição, assim como foram nos últimos dois anos. Afinal, o imóvel é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (INEPAC), que acompanha todas as intervenções feitas para o evento.

 

Ambiente Origem, por David Bastos, na CasaCor Rio | Foto: André Nazareth

 

As novidades da edição 

Quem visitou alguma das edições anteriores vai perceber a primeira mudança logo na chegada. O circuito de visitação ganhou um novo percurso que começa no pátio central, exatamente onde o casal Brando Barbosa costumava receber seus convidados. A partir daí, a visita segue pelo primeiro andar da casa principal e seus salões pensados para receber os visitantes, como num hotel: com recepção, lobby, piano-bar, joalheria, bar de drinques, vinoteca, cozinha gourmet para pequenos eventos em petit-comité. No segundo andar, ficam três suítes – uma delas, master ou presidencial -, um estar com varanda e rouparia.

 

Espaço Pausa Pátio, por Ana Veras | Foto: André Nazareth

 

Já a área externa recebe uma montagem provisória (apenas para o evento) com nove bangalôs de 36m² a 90m² e quatro lojas construídos em módulos habitacionais termoacústicos. Semelhantes a contêineres, eles são cedidos pela CMC Modular que entrega as peças metálicas já customizadas de acordo com o projeto de cada profissional, o que possibilita uma obra limpa, rápida e muito mais sustentável.

 

Ambiente Na.Morada, por Adriana Esteves | Foto: André Nazareth

 

Ficam ali também os espaços de alimentação: o restaurante, mais uma vez operado pelo Cooking Buffet, de Adriana Mattar e Cecília Gros, que também terão um pequeno empório; uma livraria-café, com livros da Unisaber e comidinhas do Mètiers; um bistrô na piscina a cargo do chef Écio Cordeiro de Mello; além de lojas como a ótica Gus Eyewear e a Santa Cruz Home Bazaar e o espaço da Audi, que apresenta sua linha 100% elétrica e permite a realização de test-drives, com os interessados saindo de carro por uma entrada secundária da residência.

 

Jardim de Inverno, por Erick Figueira | Foto: André Nazareth

 

Outra novidade no jardim é o ambiente criado pelo arquiteto João Panaggio para a Deca como um espaço premium do hotel. Uma espécie de casa-spa, inspirada nas termas romanas, totalmente conectada à natureza e pensada para hóspedes em busca de relaxamento.

 

Pavilhão Deca, por João Panaggio | Foto: André Nazareth

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LEIA TAMBÉM