Detentora da primeira máquina de lavar do Brasil, a empresa destaca sua trajetória e as perspectivas para 2024
Em 2024, a Mueller, tradicional marca brasileira de eletrodomésticos, celebra um marco notável: 75 anos de história, inovação e compromisso com a qualidade e o bem-estar das famílias. Desde o princípio de sua jornada, marcada pela criação da primeira máquina de lavar roupas do Brasil, a Mueller se transformou em sinônimo de excelência com produtos para os segmentos de lavanderia e cozinha, sempre buscando o entendimento sobre as reais necessidades dos consumidores. Por isso, no simbolismo desse aniversário, a empresa festeja seu legado de pioneirismo e responsabilidade social que continua a inspirar gerações.
“Temos muito do que se orgulhar nesses 75 anos de atuação, pois além das conquistas no Brasil, exportamos para mais de 20 países e continuamos a evoluir, tornando-nos mais modernos e sustentáveis a cada dia. Nada disso seria possível sem a confiança e o apoio de nossos consumidores ao longo de todos esses anos que, junto ao comprometimento e dedicação dos colaboradores, formaram a base do nosso sucesso. Juntos, construímos uma história sólida e inovadora, sempre com um olhar para o futuro”, comemora Alexandre Pires da Luz, CEO do Grupo Mueller.
Por dentro da história
Fundada em 1949, no município de Timbó, no Estado de Santa Catarina, pelo imigrante alemão Sr. Walter Mueller, a empresa começou como uma pequena ferraria chamada Ferraria Walter Mueller. Em 1951, sempre atento às demandas da época e com uma visão empreendedora, o Sr. Walter Mueller, ao ler as revistas alemãs que retratavam as novidades da indústria europeia na fabricação de máquinas de lavar e percebendo como era desgastante para sua esposa lavar as roupas no tanque, decidiu solucionar a demanda de sua própria família e criou a Pioneira, a primeira lavadora produzida no Brasil.
Foi assim que a Mueller apresentou ao Brasil sua grande inovação. Esse marco não apenas transformou a rotina das atividades diárias na época, como também lançou as bases para a Mueller se transformar em uma das principais marcas nacionais de eletrodomésticos.
Com o tempo, em 1978, a empresa passou a produzir um novo item: a lavadora Plus. Esse modelo passou por atualizações frequentes nos materiais e processos de produção e segue presente até hoje no portfólio da empresa, sendo reconhecida como a máquina de lavar sinônimo de força e eficiência para lavar roupas muito sujas.
Expansão do mix de produtos
Ao longo dos anos, a Mueller expandiu significativamente seus negócios e portfólio de produtos. Atualmente, a empresa oferece um amplo portfólio de eletrodomésticos, totalizando mais de 100 produtos, incluindo fogões, fornos, micro-ondas de embutir, cooktops, coifas, máquinas de lavar, tanquinhos, secadoras e centrífugas. Além disso, a Mueller expandiu seus negócios para soluções elétricas com as fábricas Hercules Motores e Thor Condutores Elétricos.
Desde os primeiros produtos, a empresa manteve seu elevado padrão de eficiência, durabilidade e design moderno, oferecendo soluções inteligentes que permitem às pessoas aproveitarem mais tempo com suas famílias, sendo essa uma das maiores motivações para a marca continuar renovando e mantendo vivo o espírito empreendedor do seu fundador.
Sempre alinhada com o futuro
Em 2022, o processo de rebranding, que modernizou a identidade visual da Mueller, destacou não só a mudança da identidade visual, como construiu a comunicação que enfatiza sua preparação para o futuro, ao mesmo tempo que se mantém fiel aos valores que a tornaram uma referência no mercado. A nova identidade da empresa e seu slogan: “Mueller: Você de bem com o seu tempo”, se fazem como um comprometimento e a promessa de continuar entregando produtos que facilitam e melhoram a vida das famílias brasileiras.
Novidades em 2024
Com um intenso trabalho industrial, a Mueller começa o ano apresentando ao mercado importantes lançamentos: ao todo, 14 novos produtos que demonstram a evolução constante, um traço muito presente em seu DNA, e refletem o movimento traçado pela Mueller com vistas à expansão do mercado.
Desse total, destacam-se lavadoras automáticas de maior capacidade (11, 13, 15 e 17 kg) com recursos inovadores que incluem 11 programas de lavagem e 5 níveis de água, promovendo eficiência e economia de recursos.
A oferta de lavadoras de alta capacidade atende aos anseios dos consumidores por eletrodomésticos que atendam todos os tamanhos de família, incluindo a capacidade de lavar itens pesados como edredons, roupa de cama e banho.