fbpx

Natureza em casa

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Com formas, volumes, cores e texturas variadas, flores e plantas valorizam a decoração e transformam o lar num espaço de reconexão e equilíbrio

Mais do que uma tendência, trazer a natureza para dentro de casa é uma necessidade de quem vive nos grandes centros urbanos. Cultivar flores, plantas e ervas transmite a sensação de bem-estar e oferece um escape à rotina dinâmica e conectada. Além de deixar a casa mais bonita e alegre, ter um espaço verde reduz os níveis de estresse e ansiedade. Abaixo, apresentamos algumas dicas da paisagista Marianne Ramos e uma seleção de ambientes onde as plantas se tornam elementos de decoração.

 

Neste apê jovem e descolado, o escritório Two Design criou uma parede verde para atender ao desejo da moradora, que queria ter plantas dentro de casa. Com espécies como samambaia paulistinha, peperômia e callisia, o jardim vertical otimiza o espaço e deixa o ambiente mais agradável.

“Para salas e livings, tem-se usado muito a ficus lyrata, que pode ser cultivada a pleno sol ou meia sombra (próximo a janelas). Folhagens como pacova, guaimbe, dracena, costela-de-dão e espada-de-são-jorge também vão bem e requerem baixa manutenção.”

Neste projeto da Oficina 1111, a grande estante em laca tem nichos vazados que recebem objetos decorativos e alguns vasos com plantas.

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

O mix de texturas e materiais naturais dá o tom neste lavabo criado pelo Urbano Studio. O revestimento de tijolinho, o piso de bambu e a bancada de madeira bruta compõem o cenário perfeito para o protagonismo da parede verde com samambaias, suculentas e avencas. Por opção do morador, o jardim é composto por plantas artificiais permanentes.

“Nos lavabos, que costumam ser espaços mais fechados, uma boa sugestão é a dracena-bambu”

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Desenhado pela Oficina 1111, o criado mudo com função de estante tem nichos com fundo de espelho, onde ficam pequenos vasinhos com folhas.

“Nos quartos é indicado ter poucas plantas, por conta da fotossíntese. Espécies como lírio-da-paz, espada-de-são-jorge e lavanda trazem benefícios relaxantes e purificadores.”

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

O mármore botticino que vai do piso à banheira e o revestimento 3 D aplicado na parede criam uma atmosfera leve e elegante para o banheiro do casal. Tirando partido da luz natural que entra em abundância, a arquiteta Érica Salguero projetou um pequeno canteiro de plantas próximo à janela, realçando o clima de aconchego e relaxamento.

“Plantas com folhagens, orquídeas, air plants e orquídea Vanda, que tem raízes aéreas, são perfeitas para o banheiro, por causa da umidade, e não precisam de tantos cuidados.”

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Nesta cozinha integrada com o jantar, a designer de interiores Adriana Fontana desenhou uma marcenaria com nicho para cultivar hortaliças e temperos naturais.

“Ter uma horta em casa traz benefícios para uma alimentação livre de agrotóxicos e fertilizantes. Manter a umidade da terra, retirar folhas e galhos secos e fazer adubação orgânica a cada 15 dias ajudam a conservar os temperos. Regas devem ser feitas pela manhã ou final do dia.”

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Na sala de estilo mais rústico projetada pelo escritório Hildebrand Silva, o vaso com cactos traz um toque de verde em harmonia com o décor, além de ser boa opção para quem não tem tempo ou habilidade para cuidar de plantas.

“Antes de escolher a espécie, analise o local aonde ela será colocada em relação a espaço, luminosidade e ventilação. Samambaia, jiboia e pacova são ótimas para ambientes internos e fáceis de serem cuidadas.”

No projeto da MIS Arquitetura, os vasos com plantas, distribuídos por todo o apartamento, criam um contraste com o décor urbano e cosmopolita, restabelecendo um contato com a natureza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Minimalista e atemporal

A arquiteta Sabina Kalaoun, do Studio LAK, se muda com o marido…

Reforma completa

Apartamento ganhou ares de casa a pós a reforma que integrou ambientes…

A arte de Basiches

Arquiteto e artista plástico José Ricardo Basiches abre exposição Traços e Contextos…