A madeira no centro das atenções

Fotos: Henry Lopes

Sinônimo de acolhimento e elegância, a madeira é a protagonista desta residência de 200 m², que mudou radicalmente sob os olhares detalhistas dos arquitetos Cícera Ferreira Nor e Celso Nor Junior, da Nor Arquitetura. “Com o uso de um só tom desse material em todos os lugares, garantimos uma identidade única, conferindo elegância e rusticidade”, explica Cícera. Na paleta cromática, uma variação de cinza enriquece a decoração, onde o contraste de mobiliário, tecidos e acabamentos surpreende. 

Não falta aconchego em nenhum espaço, já que os arquitetos priorizaram a entrada de luz natural em abundância combinada com a integração de home theater, living, sala de jantar e cozinha. Para essa união acontecer, Cícera e Celso alteraram a distribuição convencional do imóvel, abrindo lugar para a sala de jantar. “Com isso, os clientes podem acomodar mais pessoas na área social”, comenta Celso. Outra mudança pertinente foi transformar o amplo paredão, antes usado apenas de circulação, em home theater, o que permitiu ainda uma extensão maior de móveis e sofá. Escolhas de design assinado, como a mesa Saarinen, arremataram o visual do estar com todo charme. 

Para que a família pudesse usufruir de vários momentos junta, atrás do sofá há um aparador de madeira onde acontecem as refeições rápidas. Três banquetas metálicas amarelas trazem um toque de cor e ousadia. Em busca de espaços mais intimistas e confortáveis, a iluminação é predominantemente cênica.