Estilo industrial e paixão pela música marcam o décor

Fotos: Rafael Roncato

Apartamentos pequenos pedem soluções criativas para um aproveitamento total dos espaços. Esse pensamento foi seguido à risca por Isadora Araujo, do Panapaná Estúdio de Projetos, ao planejar a reforma da moradia de 45 m². A arquiteta se deparou com um agravante: o edifício conta com alvenaria estrutural, ou seja, nenhuma parede poderia ser derrubada. 

O morador, um jovem engenheiro de software, trouxe referências que misturavam o estilo industrial dos lofts nova-iorquinos e a parte descolada do universo da música, uma de suas grandes paixões. “A ideia foi deixar canos de cobre, conduítes e cabos de iluminação à mostra para imprimir um efeito industrial na decoração”, explica a profissional. Ao entrar no imóvel, a primeira mudança que chama a atenção é a parede com violões e guitarras, pendurados como se fossem obras de arte. O amplo estar foi integrado à cozinha e juntos reúnem as soluções mais engenhosas da reforma. O mesmo piso, cimento queimado, aparece em todos os cômodos. Na cozinha, destaque para a bancada de pedra com uma torneira que economiza espaço. O monocomando triplo tem água fria, filtro e água quente numa única peça.

No quarto, a solução encontrada foi apostar em compartimentos semi-suspensos. Desse modo, foram construídos dois guarda-roupas na vertical e na horizontal. Ainda sobrou lugar para instalar uma TV na parede para os dias de preguiça. O banheiro da suíte segue o mesmo estilo industrial do apartamento. Mais uma vez, o revestimento subway tiles, feito com pastilhas, aparece nas superfícies.