Leveza e bem-estar como prioridades

Fotos: JP Image

Entregue pela construtora no contrapiso e com alguns acabamentos padronizados, o apartamento de 230 m², na zona sul de São Paulo, tinha uma vista incrível, mas faltava charme e bossa. Por isso, os moradores não hesitaram em convidar a arquiteta Patricia Aguiar para comandar a transformação dos espaços. “Comecei pela integração da sala com a varanda, deixando a ala social ampla e promovendo a melhor interação da família”, fala Patricia. 

Mais do que um projeto atemporal, funcional e acolhedor, a arquiteta buscou trazer leveza, luz, alegria e tranquilidade para dentro do apartamento. “É algo extremamente necessário para fazer um contraponto à vida agitada dos dias atuais”, acredita. Predominante em seus trabalhos, a base neutra e as cores pastel aparecem aqui também, deixando a criatividade livre para jogar com cores fortes pontuais em móveis e acessórios. Assim, se os moradores enjoarem, fica fácil substituir. Na relação de objetos, uma mistura de materiais, como cerâmicas, madeira pintada e natural, vidros e cristal, enriquece a decoração. 

Praticidade também é palavra de ordem no projeto, bem exemplificada pelo uso de porcelanatos nas áreas molhadas, como cozinha, lavanderia e banheiro. Sem excesso, a vegetação com plantas de baixa manutenção e alta resistência às áreas de sombra veio para humanizar o projeto e trazer a natureza para perto dos moradores.