fbpx

Piso claro ou escuro?

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Definir a cor do piso determina toda a ambientação de um espaço. Confira dicas de como escolher essa parte tão importante do projeto

 

Por Helena Mastrobuono | Fotos: Edu Pozella

 

Diferente do que muitos imaginam, a escolha da cor do piso é parte essencial de qualquer reforma. É uma decisão que pode determinar toda a ambientação e o décor do projeto. Por isso, fomos ouvir a arquiteta Karina Korn para trazer dicas de ouro para você decidir qual revestimento é ideal para cada cômodo da sua casa.

 

A cor certa, além de complementar o décor, também altera a sensação de amplitude do ambiente e serve para passar sensações específicas. Em geral, tons claros sugerem amplitude, enquanto os mais escuros passam a impressão de que o ambiente é menor.

 

Pisos Claros

 

piso claro ou escuro, piso claro
Piso em nuance de bege

 

Além de contribuir para a sensação de amplitude, os pisos claros geram uma atmosfera de elegância e serenidade, também possibilitando maior criatividade e ousadia na hora da escolha de móveis e decorações. Para quem tem em casa crianças e pets, o piso claro é uma alternativa mais assertiva, uma vez que arranhões, sujeiras ou manchas deixarão apenas sinais sutis, ao contrário do escuro”, complementa Karina.

 

Pisos Escuros

Os pisos escuros são a escolha certa para quem busca um décor em estilo contemporâneo.

 

piso claro ou scuro, piso escuro, madeira
Revestimento em tom escuro de madeira

 

Revestimentos em madeira trabalhada, porcelanato ou cerâmica em tons de marrom são ideais, uma vez que pisos em preto são difíceis de limpar e tendem a carregar o espaço, fazendo com que os moradores enjoem da cor rapidamente. “Se o intuito é criar uma atmosfera mais clássica, eu recomendo pisos laminados”, sugere a arquiteta. 

 

Caso os revestimentos em tom preto sejam mesmo o seu desejo, o ideal é que estejam presentes em apenas um cômodo da casa, para que não sobrecarreguem o ambiente. Na cozinha abaixo, por exemplo, Karina utilizou revestimento preto, criando um belo contraste com a marcenaria clara e o ladrilho hidráulico colorido e vibrante.

 

piso claro ou escuro, piso preto
Cozinha com revestimento preto criou contraste com os armários e os ladrilhos coloridos

 

+ PRA VOCÊ: Estilo urbano

 

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Festa das cores

Museu em homenagem à artista plástica Frida Kahlo inspira o projeto deste…

Espaços repensados

Projetado durante a pandemia, apartamento conta com soluções certeiras para atender às…

A estante é a protagonista

Multiuso, a estante de serralheria faz o elo entre os ambientes e…