fbpx

Quarto sobre rodas

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Outro Chão apresenta a transformação de um ônibus original da década de 80 ressignificado em chalé

 

outro chão na DW!
 A fotógrafa Mariana Orsi e a arquiteta Patricia Pomerantzeff em frente ao ônibus transformado em chalé

 

Idealizado pela fotógrafa, arquiteta e urbanista Mariana Orsi, o Outro Chão nasce como uma nova opção de experiência através de hospedagens exclusivas num ônibus urbano, um Mercedes-Benz O-364 monobloco, fabricado em 1986. Restaurado e transformado num verdadeiro chalé, ele cumprirá o papel de proporcionar aos hóspedes da Pousada Pinho Bravo (MG) o gostinho de uma grande viagem com um motorhome.

 

outro chão por dentro do chalé

 

Para assinar o projeto do Outro Chão, Mariana Orsi convidou a arquiteta Patrícia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, dona do maior canal brasileiro de arquitetura no YouTube. As duas têm uma parceria há quase 4 anos em criação de conteúdo para as redes sociais, envolvendo a realização de fotos e vídeos das obras em andamento. “Quando a Mari me chamou para transformar o ônibus num chalé, eu embarquei nesse sonho, nessa viagem, sem conhecer muito o que viria. O gostoso foi a gente desvendar os desafios juntas, assim como descobrindo novas coisas numa viagem”, diz Patrícia.

 

ônibus chalé

 

No processo de restauração, o ônibus ganhou uma série de itens de conforto sem perder a originalidade capaz de conectá-lo automaticamente à memória afetiva do público que o Outro Chão pretende atingir (adultos de 35 a 45 anos). Por fora, ele foi mantido o mais original possível, ganhando uma pintura com as cores da marca e um tratamento antiferrugem.

 

Já por dentro, a reforma foi completa, inclusive a lataria recebeu manta termoacústica e o piso conta com novas placas metálicas feitas pela EA Estruturas e réguas vinílicas da Tarkett, que abrigam um incrível sistema de aquecimento instalado pela Vesta Piso Aquecido. A tecnologia para nivelar esse novo piso foi trazida pela Mapei, expert em autonivelantes. O forro apresenta um revestimento vinílico com a cor desenhada pela Doma Arquitetura e produzida pela Teto Vinílico. Estratégico, o projeto luminotécnico é da Doma Arquitetura com a consultoria de Nicole Gomes, arquiteta especializada em iluminação e sócia da LabLuz, fornecedora das luminárias. “Nesse projeto, juntamos dois mundos, o da oficina mecânica, com restauro de lataria, ferrugem, reforma de janelas, etc., e o da construção civil”, conta Patrícia, da Doma Arquitetura.

 

outro chão receberá hóspedes

Com 27 m², o Outro Chão revela uma estrutura para até 2 adultos e 2 crianças, contendo uma cama principal (1,80 x 2 m), com colchão da Zissou e um sofá-cama desenhado por Fernando Jaeger. Para o enxoval, Mariana e Patrícia elegeram a linha de produtos Buddemeyer Luxus com 600 fios, da Casa Almeida. “A montagem da cama foi um episódio à parte. Sabe aquelas camas com jeito de tatame? Eu e a Pati já que queríamos deitar”, brinca Mariana Orsi.

 

 

Para a caracterização do ônibus, as cortinas da Uniflex reproduzem o visual das cortininhas ônibus antigo, amarradas com couro trancado. Seguindo o conceito de restaurar todos os itens possíveis, o volante foi refeito pela Volantes Galvão com couro natural e costura especial. As poltronas passaram por uma restauração com um trabalho artísticos feita por Fabiano Pontes Tapeçaria. “Essas poltronas trazem a memória do uso: quando eram de um ônibus, serviam para sentar e deslumbrar a vista. Agora, continuam com a mesma ideia, só que com a mudança de outro chão, estimulando as pessoas a se desconectarem quando estão dentro do ônibus”, explica a arquiteta Patrícia.

 

 

“Um dos grandes desafios neste projeto foi desenhar um banheiro com medidas reduzidas e confortáveis dentro do ônibus”, conta Patrícia, da Doma Arquitetura. Toda a obra civil tem a assinatura da DCortez Engenharia, construtora especializada que auxiliou Mariana também na parte de funilaria e deslocamento do ônibus. Para o revestimento do banheiro, Patrícia escolheu a linha Horizontes (cor Nova Iorque, de Pedro Andrade) da Portobello. Todo o restante do ônibus recebeu marcenaria da SCA Jardim Europa, com detalhamento de projeto feito em parceria com a Doma Arquitetura e pensado especificamente para atender às necessidades do espaço. Além de todo revestimento lateral do ônibus, o banheiro também foi revestido com um painel ripado com porta camarão que mimetiza completamente o banheiro.

 

 

Os hóspedes poderão escolher se querem cozinhar no espaço ou serem atendidos pela Pousada Pinho Bravo, que servirá o café da manhã no restaurante ou no próprio ônibus. A cozinha reúne frigobar e cooktop de indução que pode, inclusive, ser usado na área externa do chalé (a partir de outubro), com projeto da Catê Poli Paisagismo.

 

 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Neutro e atemporal

O projeto deste apartamento de 137 m² aposta em uma paleta de…

Tons claros e luz natural

Décor minimalista, luz natural e ambientes integrados prevalecem após reforma promovida neste…

Cozinhas retrô 

Para resgatar a memória afetiva e tornar os ambientes ainda mais acolhedores,…