Questão de identidade

Apê ganha novo layout, mais funcional, e uma decoração leve e despojada, com peças de design que realçam os toques de brasilidade

 

Por Redação it HOME | Fotos: Cris Farhat

 

Pronto para morar, este apartamento foi comprado por um casal já com piso de madeira, revestimentos nos banheiros, tampos em pedra, louças, metais, espelhos e luminárias instaladas, além da pintura. Faltava um projeto de interiores capaz de realçar a identidade dos novos moradores, tarefa que foi incumbida às arquitetas Bruna Lodetti e Gabriela Ferraz, da Cota Arquitetura.

 

 

“Recebemos o desafio de apresentar um layout que acolhesse amigos e família para eventuais reuniões íntimas e que os espaços fossem funcionais e aconchegantes para o dia a dia do jovem casal. Sendo assim, nossa proposta era fazer um projeto sem intervenções civis no apartamento e fugir do layout convencional apresentado pela construtora”, contam as profissionais.

 

 

Para integrar sala de jantar, sala de televisão e área do bar, as profissionais utilizaram partes do perímetro do ambiente como banco, além de propor um sofá de aproximadamente 3,15m com um dos lados da chaise sendo flexível, e mais três banquinhos soltos de apoio usando como encosto as “costas” do sofá.

 

 

Foram desenvolvidas peças fixas e mobiliário sob medida para a ambientação do espaço. O bar perto da entrada do apartamento, que atende a mesa de jantar, foi feito em serralheria com chapa perfurada pintada de branco. O mesmo acabamento e material foi utilizado para o painel e para o rack da TV da sala, mesclado também com chapas metálicas lisas que fizeram o papel das prateleiras.

 

 

O banco em ‘L” no canto do apartamento foi feito em corian, material que possibilita variações nas formas e desenhos. “Para essa peça, desenvolvemos um banco que parte coladinho no bar em serralheira, une-se com o trecho inclinado e chega até o outro lado, próxima a janela”, relembra Bruna.

 

 

Para a peça ser instalada, foi necessário dividi-la em 3 partes para serem “montadas in loco”. “Essa é uma das vantagens desse material, que possibilita a junção completa das partes sem deixar emendas visíveis. O bar próximo à janela conta com um balde removível feito do mesmo material”, explica Gabriela.

 

 

Marcante e divertido, o lavabo é um dos destaques do projeto. Sem interferir nos elementos existentes, como tampo, louça, metais, espelho e luminária, as arquitetas apostaram numa intervenção da artista plástica Marcella Riani, que fez do lavabo uma verdadeira obra de arte.

 

 

Para as duas suítes, Bruna e Gabriela optaram por mobiliários soltos, possibilitando maior flexibilidade dos espaços. “Um pedido importante dos clientes era ter lugar para guardar seus livros. Para atender essa necessidade, projetamos várias prateleiras e uma peça fechada em serralheria e vidro, fugindo do convencional da marcenaria”, detalham.

 

 

Por todo o apartamento, a decoração exalta o design e as raízes brasileiras, com móveis do designer Fernando Jaeger, elementos vazados dos Irmãos Campana, além de peças de cerâmica e de barro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LEIA TAMBÉM