Cores, texturas e boas ideias de décor! Apartamento dos anos 80 foi todo reformado para receber o novo casal de moradores
Na hora de comprar um imóvel, acaba sendo mais ‘comum’ procurar por empreendimentos novos, muitas vezes adquiridos na planta durante sua construção. Mas a aquisição de um apartamento com passado, que remonta a uma outra época e um layout diferente das necessidades atuais, também tem o seu charme. O segredo é explorar o projeto e investir em uma reforma que atenda nossa rotina atual.
Foi com essa vontade de transformar o antigo e extrair o melhor da edificação que um jovem casal procurou a arquiteta Ana Rozenblit, à frente do escritório Spaço Interior, para comandar a reforma do apto de 95m², localizado no bairro de Campos Elíseos, zona central de São Paulo. Construído nos anos de 1980, o edifício precisava passar por modernizações. A expectativa dos novos moradores era renovar o imóvel e deixar a morada com uma atmosfera prática e funcional, dentro da dinâmica de vida e da rotina dos dois.
Cores e aconchego na área social
Com a função de buffet, armário e até um bar em casa, o móvel que abre o projeto atendeu às diferentes necessidades dos moradores. Já o azul do mobiliário contribuiu para destacar a essência contemporânea e personalizada do apê desde a entrada. “Esse recurso de pintar porta, guarnições e parede da mesma cor nos permite explorar a elegância da monocromia, que tem esse traço como marca registrada”, exalta Ana Rozenblit. “Extremamente versátil, azul-bic emana esse poder de sintonizar-se com tudo, conferindo essa atmosfera de alegria”, completa a profissional, que apostou na cor Calça Jeans, da Suvinil.
Além do toque moderno da paleta definida, a arquiteta garantiu um toque atemporal com a utilização da madeira e o contraponto de uma sala de estar aconchegante, conquistada por meio de cores mais quentes. Com um painel ripado em MDF amadeirado, o posicionamento da TV conferiu um clima gostoso de aconchego e acolhimento. A ideia de criar uma grande face de madeira como revestimento pode ser aplicada em diversos projetos e é uma solução muito interessante para quem procura maneiras de inovar. A composição cooperou para adicionar frescor e ampliar a sensação de espaço.
Detalhes acolhedores e inovações técnicas
Com 4 décadas de vida, a reforma demandou uma reformulação completa nos sistemas de elétrica e hidráulica. Além da deterioração natural, causada em função do tempo, a diferença no cenário entre as necessidades e os equipamentos utilizados atualmente foi determinante para a realização de uma nova infraestrutura capaz de suportar os eletrodomésticos e eletrônicos, bem com o ar-condicionado e aquecedores. Sem contar com a cenografia da iluminação, que na arquitetura de interiores desenvolvida pela arquitetura evidenciou aberturas na parede e teto para a inserção do LED. “Quando eles chegam em casa, à noite, e acendem as luzes, o visual fica incrível”, descreve a arquiteta.
Tons sóbrios e neutros na cozinha
Para conquistar uma harmonia entre os cômodos do projeto, a profissional optou pela aplicação de cores mais sóbrias na cozinha. Como a sala é marcada pelo uso do azul e o ambiente é integrado com a cozinha, a diferenciação origina uma separação imagética, além de ser uma solução muito criativa e de fácil aplicação. “Ao mesmo tempo que está tudo integrado à sala, a cozinha ganhou um pouco de privacidade com essa grande bancada de granito preto que demarca os ambientes”, esclarece Ana Rozenblit.