A arquiteta Fernanda Marques assina o projeto arquitetônico, enquanto Alex Hanazaki idealiza o paisagismo do Roca São Paulo Gallery, criando uma linguagem contemporânea, única e fluída para um ponto tão movimentado da cidade de São Paulo
Um conceito inovador para se relacionar com o mercado, com as pessoas e a cidade. Uma plataforma de conhecimento e um ponto de oxigenação arquitetônica, artística e cultural em meio à cidade. Situado em uma das avenidas mais movimentadas de São Paulo, o Roca São Paulo Gallery, recém-inaugurado na Avenida Brasil, passa a ser um espaço para discussões sobre o futuro, a inovação e as principais tendências do Brasil e do mundo no setor da arquitetura e design.
Transmitindo toda a expertise e reforçando a sua posição de líder mundial em soluções para banheiros, o Grupo Roca, atuante no país por meio da Roca Brasil desde 1999 – e que por sua vez está à frente das marcas Roca, Celite e Incepa –, concebeu, há 10 anos, o conceito do Roca Gallery. Presente em Barcelona e Madri (Espanha), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Xangai e Pequim (China), a empresa idealizou a plataforma Roca Gallery tanto para profissionais, como também para o público em geral. O espaço cultural se caracteriza como um ponto pulsante de conhecimento e, de certa forma, conecta-se com as temáticas dos caminhos futuros da arquitetura, design e inovação.
“Gerando valor na experiência dos profissionais e do público em geral, cada um dos Roca Galleries carrega em sua essência a realização de exposições, debates, apresentações e atividades culturais com temáticas que conversam sobre o novo e geram ideias impactantes para o cenário da arquitetura. Muito mais do que um lugar para apresentar nossos produtos, o Roca Gallery surgiu como uma forma de nos comunicarmos profundamente com o público especificador e a sociedade”, descreve Marc Viardot, Diretor Global de Marketing & Design do Grupo Roca.
O Roca São Paulo Gallery foi projetado por uma arquiteta de prestígio no mundo da arquitetura e design: a brasileira Fernanda Marques, premiada internacionalmente com o iF Design Award, The International Property Awards, A’ Design Award, Red Dot Design e Award e AD Awards, entre outros reconhecimentos. Fernanda se une a nomes consagrados como OAB Estudio de Borja, Lucía e Carlos Ferrater, responsável pelo Roca Barcelona Gallery; Lamela Architecture Studio, à frente do Roca Madrid Gallery; Ferruz Decorators Studio, que projetou o Roca Lisboa Gallery; Zaha Hadid, que assinou o Roca London Gallery; Francesc Rifé Studio, à frente do Roca Shanghai Gallery e Ma Yansong, responsável pelo Roca Beijing Gallery.
O estilo de Fernanda Marques se traduz pela elegância do seu traço e pelo visual clean e contemporâneo que emprega em seus projetos. A arquiteta está sempre atenta às novas tendências do mundo da arte e do design internacional e uma das inspirações do projeto Roca São Paulo Gallery foi revelar a natureza exuberante como um importante pilar para uma atmosfera de bem-estar e conexão. A mistura de elementos vegetativos, madeira e vidro dão o tom e a natureza protagoniza o espaço por meio de um edifício de vidro inspirado na Mata Atlântica e que utiliza matérias-primas sustentáveis, como a madeira de reflorestamento.
A escolha da capital paulista para sediar o sétimo Gallery construído pela Roca foi pautada por diversos fatores. Além da proximidade com a primeira fábrica da empresa no Brasil, em Jundiaí, interior do Estado, a cidade é estratégica por se tratar de um polo econômico e cultural, ocupando o primeiro lugar nos mercados de comércio e imobiliário, conforme pesquisa realizada pela consultoria Urban Systems, divulgada no ano passado. “É incontestável o referencial que a cidade exala nos campos econômicos, sociais e culturais, assim como a representatividade que possui nos segmentos de arquitetura e design. Estar em São Paulo, nesse momento, é figurar na rota das novas tendências”, avalia Sergio Melfi, Presidente da Roca Brasil.