fbpx

São Paulo, uma cidade de contrastes

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Com 468 anos, São Paulo é uma cidade linda, porém cheia de contrastes e visões diferentes.

 

Vale do Anhangabaú, São Paulo
O Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, após revitalização promovida pela prefeitura

 

Definir São Paulo sendo arquiteta é uma tarefa deliciosa e nada fácil. Uma cidade com tantas faces, não se permite ler de uma única maneira.

 

Um passeio pelo centro é o bastante para ilustrar o que me refiro aqui, de construções imponentes e históricas, como o Teatro Municipal, até ocupações sem qualquer condição de moradia, é disso que o nosso centro está repleto e é exatamente daí que se inicia uma vontade de resolver questões e presentear ainda mais nossa cidade.

 

Centro de São Paulo Teatro Municipal
O Teatro Municipal de São Paulo | Foto: Reprodução

 

Para mim, neste momento não precisamos mais enaltecer os edifícios famosos e convidar turistas e até moradores locais para visitá-los; é chegada a hora de valorizar os movimentos que levantam os aspectos gerais da nossa cidade e grande parte por iniciativa de empreendedores apaixonados por tudo isso que escrevi até aqui.

 

Recuperar sem descaracterizar é o que o movimento de Retrofit defende e tem conquistado cada vez mais adeptos e apoiadores. De hotéis a moradias estudantis, era isso que nosso centro precisava e tem conquistado nos últimos tempos. Centenas de prédios com potencial de recuperação caíram nas graças de empreendedores ousados e visionários que seguem investindo e tendo sucesso.

 

A cidade recentemente fez aniversário e quem ganha somos nós! Retomamos os olhares para uma área tão nobre e que, pela degradação, escondia grande parte da nossa história mais importante; de quebra ainda temos a possibilidade de comprar ou alugar imóveis com pés direitos generosos que nas construções contemporâneas não encontramos mais.

 

É de arrepiar pensar em acordar todos os dias e ter na vista de sua janela o Edifício Copan, descer e tomar um café em frente à uma obra de Ramos de Azevedo e pensar que por ali passaram grandes mestres pensadores.

 

Edifício Copan São Paulo
Edifício Copan | Foto: José Cordeiro

 

Nosso centro histórico segue fazendo história e sempre teremos o que conhecer e visitar por ali. É nessa área que respiramos arquitetura sem ter que fazer esforço, é onde qualquer pessoa que deseja conhecer São Paulo precisa ir.

 

***

Thais Ruiz é arquiteta. Ela compartilha o dia a dia de obras e inspirações no Instagram @vida_de_arquiteta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Neutro e atemporal

O projeto deste apartamento de 137 m² aposta em uma paleta de…

Tons claros e luz natural

Décor minimalista, luz natural e ambientes integrados prevalecem após reforma promovida neste…

Cozinhas retrô 

Para resgatar a memória afetiva e tornar os ambientes ainda mais acolhedores,…