Mudanças estratégicas e pontuais

Fotos: Divulgação

Sem remover absolutamente nada de alvenaria, a dupla de arquitetas Carla Vaz e Marilia Serra, do escritório Serra Vaz Arquitetura, cumpriu a missão de reformar este apartamento de 105 m², na Mooca, em São Paulo. “Para criarmos um projeto funcional, atemporal e aconchegante, apostamos numa base neutra com tons de cinza e areia”, afirma Carla. 

As surpresas começam no hall, onde um móvel com rodízios serve para que cada morador deixe os sapatos antes de entrar. Em frente, o espelho oval dá as boas- -vindas às visitas e permite aquela última conferida no look antes de sair de casa. Na mesma parede, o aparador em 45º oculta a gaveta onde ficam chaves e carteiras, estrategicamente projetado para facilitar o dia a dia. Integradas, as salas de estar e jantar ganham móveis multiuso. “A estante armazena itens como jogos, livros, DVDs, documentos e dá apoio para um jantar especial”, conta Marilia. No estar e sala de TV, o sofá existente foi evidenciado pelo novo painel com porta pivotante e puxador cava oculto. 

Pronto para receber os amigos e família, a varanda apresenta uma mesa de madeira de demolição e móveis de apoio para a hora do churrasco. As cadeiras em concha de acrílico transparente deixam o protagonismo para a beleza da mesa e inserem leveza ao espaço. O aconchego é a palavra que permeia os dormitórios. No ambiente de casal a cabeceira percorre a parede de lado a lado, sugerindo amplitude. Em frente à cama há lugar para descansar e uma bancada onde a moradora pode trabalhar. Prateleiras de livro e cores doces dão vida ao ambiente da menina.