Transformação máxima sem quebra-quebra

Fotos: Kadu Lopes

Quando realizou o desejo de mudar de um apartamento compacto para esta casa de 730 m², na zona oeste de São Paulo, a jornalista Mônica Salgado não tinha dúvida de quem modernizaria o novo endereço. As arquitetas Ana Rozenblit e Sabrina Salles, do escritório Spaço Interior, foram as responsáveis pela reforma do antigo lar e já conheciam os gostos e a personalidade única da moradora. Agora, tinham que cuidar da nova residência com o desafio de reaproveitar muitos móveis, como a sala de jantar, e sem quebrar paredes.

Sem alterações estruturais, as adaptações restringiram-se à troca de acabamentos e cores. Tons de rosa e nude, orquestrados com cinza e verde, ajudam a compor a paleta atual e conectada com as tendências. “Trouxemos o preto nas portas e batentes para dar um ar mais moderno”, explica Ana. Mesmo aproveitando parte do mobiliário da morada anterior, Ana e Sabrina elegeram algumas peças novas, a exemplo do sofá em L posicionado estrategicamente em frente à lareira. “O sofá marsala ficou maravilhoso. A sincronia que eu tenho com as arquitetas e o fato delas me conhecerem bastante permitiu fazer escolhas mais ousadas e sair da zona de conforto. Inovar nos detalhes enriqueceu o projeto”, revela Mônica. 

As escolhas fora do padrão contribuíram para suavizar a atmosfera rústica da construção e combinar com a personalidade da jornalista. Peças com design brasileiro dão uma pitada de contemporaneidade à decoração, a exemplo da mesa de centro de Reinaldo Lourenço, que separa o sofá verde das poltronas rosas da pequena sala. A estante, que já contava com uma estrutura montada, recebeu um toque de verde, essencial para humanizar o ambiente.