Tendências da Revestir

Percorremos  70 mil m² na Expo Revestir para desvendar as tendências em revestimentos, louças e metais 

 

Maior feira de revestimentos da América Latina, a Expo Revestir aglutina as grandes marcas do setor e é, portanto, um celeiro de novidades e inovações. Depois de percorrer 70 mil m² e passar por quase 200 expositores, agrupamos as principais tendências observadas por nossa equipe e que devem ditar moda nos projetos de arquitetura e interiores.

 

Brasilidade

A essência de nossas raízes surge em peças que transbordam a identidade do povo brasileiro. Do olhar sensível do arquiteto Nildo José, por exemplo, nasce a coleção Maracangalha, em collab com a Portinari. Recorrendo à memória afetiva de sua infância e da casa de sua avó, o arquiteto buscou inspiração na música e na arquitetura ancestral baiana, com suas casinhas coloridas, azulejos coloniais e calçamentos de pedra.

coleção maracangalha portinari


Minimalismo

Menos é mais, já dizia o arquiteto Ludwig Mies van der Rohe. Peças simples e de rara beleza se destacaram entre os inúmeros lançamentos na Expo Revestir. Entre elas, o revestimento Paralelle Taipa, da Nina Martinelli, um conjunto de três peças que formam linhas paralelas e oblíquas, em diferentes combinações de tons. A novidade ganhou o prêmio Best in Show como Melhor Peça Especial.

Nina Martinelli na Expo Revestir


 

O valor do handmade

O resgate do processo manual, por vezes até rústico, porém único e cheio de detalhes, reforça a sensação de acolhimento e garante personalidade na decoração. A indústria de revestimentos sabe disso e, apesar de todo avanço tecnológico, há espaço para peças com um quê artesanal. É o caso da série Marsei, da Decortiles, inspirada em flores e plantas impressas sobre a argila ainda crua pelas mãos habilidosas de artistas e artesãos. Com efeito monocolor e feitas à mão, as peças possuem relevos e texturas, além da destonalização natural do cimentício, o que confere mais naturalidade.

decortiles marsei handmade


 

Ares de obra de arte

A 21ª edição da Expo Revestir revelou uma série de peças pensadas para criar verdadeiras paredes-painéis, com o devido realce de uma obra de arte. Merece destaque a coleção Horizonte, da Portinari, inspirada pela poesia das cores que pincelam os céus ao entardecer. A a equipe de design da marca selecionou uma gama de tons avermelhados e azulados que foram capturados por pintores modernistas em suas telas para criar peças de porcelanato com 15x15cm, onde o movimento das linhas do desenho cria um efeito dinâmico na composição.

 

revestimento horizonte da portinari


 

Efeito natural

As inovações tecnológicas permitem transportar para o porcelanato a naturalidade das rochas com toda a diversidade de variações de cor. A série Quartzite Vals, da Incepa, explora a textura da pedra natural, com veios transversais em nuances de cinza. O produto possui a tecnologia Mineral LAB, que usa uma granilha especial, responsável por criar estampas e relevos com efeitos surpreendentes. Formada por minerais nobres, é aplicada com precisão milimétrica sobre a superfície do porcelanato e oferece resistência ao escorregamento.

incepa


Formatos ainda maiores

Já consolidadas no mercado, as lastras e lâminas de grande formatos ganham medidas ainda mais impactantes. A Roca Cerámica ousa novamente e traz peças de 1,60 x 3,20 m, idealizadas para projetos de grande escala, em que podem compor pisos, paredes, portas, balcões e ilhas, chegando à alta movelaria. Eleito o melhor porcelanato em grandes formatos pelo júri do prêmio Best in Show, a linha Infinity evoca a elegância atemporal da pedra natural, com textura de forma contínua e suaves veios transversais sobre um fundo preto absoluto

Roca vence Best in Show na Revestir

 


 

Terrosos em alta

Cores como marrom, areia e ocre são grandes apostas para trazer uma sensação maior de conforto, com um toque de modernidade. Entre os muitos lançamentos nesses tons, destaque para a coleção assinada por Oskar Metsavaht para a Portobello. Ele se inspirou na identidade e nas cores da natureza para cocriar a linha matéria_prima, idealizada para fachadas. As peças estão disponíveis  em 20×120 cm e no inovador formato 30×120 cm, em  cores que vão do ocre claro ao marrom. Especialmente criada para fachadas, a coleção é 100% porcelanato e pode ser também utilizada em pisos e paredes de interiores.

lançamento portobello na revestir


A vez dos verdes…

Dos tons de menta e pistache ao musgo, mais escuro, o verde está por todos os lados e transmite sensações de leveza, tranquilidade e otimismo. A cor também dá as caras entre as rochas naturais. A Decolores apresenta o quartzito Da Vinci, que exalta a tonalidade verde do mineral fuchisita, rico em cromo. Polido, escovado ou levigado, ele pode ser aplicado em fachadas, paredes internas e externas, pisos internos e externos, bancadas de cozinha, tampos de mesa, banheiros, revestimentos externos de lareiras e piscinas.

rocha natural verde da decolores


 

…e também dos azuis

Dos metais às pedras e porcelanatos, os diferentes tons de azul roubaram a cena na Revestir. O Blue Moon, da Villagres, tem a inspiração na cor do céu e do mar, proporcionando a sensação de infinito. É um porcelanato que confere ao ambiente a exuberância estética do mármore em azul profundo, de forma a provocar uma conexão com o lúdico.

villagres revestir


 

Metais coloridos

Prata, cobre e dourado agora dividem espaço com uma paleta de cores mais abrangente. Exemplo disso é a nova linha You, da Deca, que traz como novidade as tonalidades Dynamic Colors – em versões vibrantes, neutras e suaves, frias reconfortantes e quentes acolhedoras – Dynamic Lilac, Dynamic Blue, Dynamic Gold, Dynamic Peach e Dynamic White.

metais coloridos deca na revestir


 

Proximidade com as passarelas

Moda e decoração sempre estiveram conectadas. Há anos, grandes marcas do universo fashion produzem peças de mobiliário cobiçadas. Nos revestimentos, a Ceusa é quem tem melhor se aprofundado nesse diálogo. Com a temática “Sua Casa Veste o quê?”, traz 17 coleções, como a Moulage, que remete ao drapeado do tecido. O movimento criado pelas pregas é reforçado pelo relevo, enquanto a textura do jeans recebe um acabamento brilhante, algo visto nas passarelas da grife Dolce&Gabbana, onde o jeans apareceu com aplicações de pedrarias.

ceusa moda na decoração


 

Soluções sustentáveis

A sustentabilidade é um tema urgente no mundo, e essa necessidade é repercutida também no universo da arquitetura e da construção. Da escolha de materiais ao processo de produção, fica evidente a preocupação ambiental em quase todas as marcas presentes na Expo Revestir. A Eucatex traz entre seus lançamentos o Rodapé Acqua New, resistente à água, 100% sustentável, ecológico e reciclável, é produzido a partir de finas partículas de madeira de eucalipto, cultivado em florestas certificadas com os selos FSC de Cadeia de Custódia e de Manejo Florestal.

Rodapé ACQUA NEW da Eucatex

 

+ PRA VOCÊ: Conheças os vencedores do prêmio Best in Show da Expo Revestir

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LEIA TAMBÉM