fbpx

Tendências de design

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Sobre o que será o design? Quais particularidades precisamos prestar atenção e qual o novo cenário? Nathaly Domiciano fala sobre o que têm atraído a atenção dela

 

Essas são perguntas que circundam bastante o universo da Arquitetura e do Design, ainda mais quando estamos na constante pesquisa sobre novas estéticas, estilos, comportamentos e também tendências. Já vimos com frequência que temas ligados à natureza, tranquilidade e conforto são infinitamente maiores do que uma tendência – é a atemporalidade e necessidade que nos chama para esses resgates essenciais da vida. 

 

Foto: Vogue Austrália

 

Como pesquisadora de tendências, comportamento e atuando na área de curadoria, selecionei para esse conteúdo algumas temáticas que estão e continuarão exploradas por um período mais duradouro – sem que sejam as mesmas clichês que já conhecemos, afinal novidades são sempre bem-vindas, certo?

 

Foto: Batsmanova Tamara

 

01 – Releituras, ancestralidade, memórias e nostalgias

Após quase 2 anos em um cenário pandêmico, não surpreende compreendermos o momento não somente de reconexão, mas de nostalgias, do resgate de algumas memórias sobre pessoas, lugares e ocasiões específicas da nossa vida – por isso, no design esse conceito se reflete sobre todos os tipos de materiais, revestimentos e acabamentos – alguns abordam essa sensação nostálgica através de materiais desgastados, outros criam releituras sobre períodos que já passaram: que tal um novo vintage, um retrô repaginado ou até mesmo um compilado de referências que criem uma nova sensação de tranquilidade, calmaria e conforto – que tanto precisamos após períodos conturbados. 

 

E aí sim, isso promove espaços neutros, com sobreposição de texturas e com tonalidades que parecem criar memórias antigas como o passar dos anos. 

 

Foto: André Perron

 

02 – Futurismo lúdico

Quando pensamos sobre o futuro, com certeza avaliamos possibilidades cada vez mais tecnológicas e novas soluções. Porém, em conjunto com esse aspecto, trazemos também um conceito e comportamento que se expressa sobre um futuro mais otimista, por isso a ideia dele ser lúdico, alegre, leve e calmamente colorido (a volta mais impactante dos candy colors) e uma imersão mais profunda nesse universo através de texturas que remetam ao comfy – macias, fofas, gostosas de sentir e também de observar.

 

 

Curvas, ondas, leves dobras fazem parte disso, assim como cores que transitam entre o tom pastel e também os neons, elevando essa estética a um aspecto bastante sinestésico e ínfimo. 

 

Foto: Top Lux Furniture

 

03 – Planos de fundo e cenários vivos

O que está à nossa volta? Pelo o que podemos nos cercar? Baseado nessas questões, percebemos também que uma tendência e comportamento são os backgrounds, os grandes murais, representações artísticas e cenários vivos que se concentram em espaços abertos e também fechados – eles começaram a surgir no período pandêmico dentro das nossas casas, quando precisamos retornar ao home office e pensávamos sobre que fundo poderia ter o nosso espaço de trabalho para não ficar tão monótono. 

 

Reprodução: Vogue Magazine

 

Por todas essas pesquisas, acredito que os planos de fundo e os cenários que foram criados nos mais variados ambientes criam uma forma afetiva de nos receber de volta, de nos fazer um convite e de, quem sabe, literalmente nos abraçar. E você, com o passar de todos esses meses descobriu algum cenário no seu caminho que chamou atenção? Conte pra gente.

 

Foto: The Spaces

 

E, para finalizar, que outro comportamento você está notando para o design? O que mais ele pode ser num futuro próximo? 

 

Foto: Architonic

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Minimalista e atemporal

A arquiteta Sabina Kalaoun, do Studio LAK, se muda com o marido…

Reforma completa

Apartamento ganhou ares de casa a pós a reforma que integrou ambientes…

A arte de Basiches

Arquiteto e artista plástico José Ricardo Basiches abre exposição Traços e Contextos…