Transformação total

Com 880m² de área construída, casa-padrão em condomínio na Chácara Santo Antônio, em São Paulo, se torna única, mais ampla e integrada ao jardim após reforma


Fotos: Favaro Jr

Esta residência já existia quando a arquiteta Mariana Albuquerque e seu sócio, o engenheiro Guilherme Ommundsen, do Studio DWG, foram chamados para conduzir a reforma completa, incluindo a decoração integralmente nova. Os moradores — um casal com dois filhos pré-adolescentes — buscavam um projeto adaptado ao estilo de vida da família. “Este é o segundo projeto que desenvolvemos para eles”, comenta a arquiteta.

Originalmente idêntica às demais casas do condomínio, a construção foi transformada por dentro e por fora. “As casas-tipo têm uma sala menor e uma varanda frontal. Ampliamos a área do térreo e criamos o que chamamos de ‘casa útil’: um projeto sem a separação rígida entre dentro e fora, que se abre integralmente para o jardim”, explica Mariana.

O estilo adotado é o minimalismo contemporâneo brasileiro, caracterizado pelo uso de materiais naturais, sofisticação despojada e forte integração com a natureza.

“A área social foi concebida como um espaço contínuo, no qual o living se desdobra em três ambientes — home theater, sala de estar e estar da adega, pensado para aperitivos e degustações”, explica Mariana.

No projeto também se destacam a marcenaria minimalista da cozinha, que oculta eletrodomésticos e abriga uma grande despensa; e o espaço gourmet, equipado com múltiplos assentos, parede de travertino e utensílios completos. Já a sala de jantar recebeu um móvel em “L”, desenhado pelo escritório e executado em marcenaria fixa com acabamento em madeira natural, funcionando como aparador, buffet e biombo, garantindo privacidade sem comprometer a entrada de luz natural.

A área externa foi concebida como extensão natural do living, com o forro ripado em madeira cumaru do térreo se prolongando sobre o espaço gourmet para reforçar a integração visual.

A piscina em formato de raia valoriza o jardim e permitiu a inclusão de um firepit, criando um ponto de encontro ao ar livre. Já a sauna envidraçada oferece a possibilidade de mergulho direto na água. “Todas as árvores existentes foram preservadas, e a arquitetura se moldou a elas”, ressalta a arquiteta.

No piso superior, a planta foi reorganizada, resultando em nova disposição dos dormitórios, closets e banheiros. Ponto importante foi a transformação da Suíte Master, com a criação de um closet amplo separado da área de dormir e a unificação dos banheiros “senhor” e “senhora” em um único ambiente moderno, funcional e de uso simultâneo.