fbpx

Um lar feito de histórias e afeto

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Atemporal, a decoração é envolvida por mobiliário e objetos passados de geração a geração

Por Helena Gomes | Fotos: Luis Gomes

Uma casa perfeita é aquela onde as pessoas se sentem acolhidas e o décor transborda a personalidade de seus moradores. Essas foram as diretrizes que nortearam o trabalho dos arquitetos Renato Andrade e Erika Mello, do escritório Andrade & Mello Arquitetura, na reforma deste apê de 67 m², em São Paulo.

Uma mudança de layout, com a integração do estar com as demais áreas sociais, trouxe mais fluidez e amplitude ao apartamento. Com espaços menos compartimentados, os móveis herdados  e que passam de geração a geração ganharam maior protagonismo. Para que as peças tivessem ainda mais relevância, a base neutra deu o tom de toda a decoração.

Um dos principais desafios foi alinhar o estilo que o apartamento seguiria, já que os proprietários apreciam o clássico, mas, ao mesmo tempo, adoram o moderno. “Conseguimos equilibrar de forma harmônica os desejos dos dois”, conta Erika.

Essa boa mescla fica evidente desde a vista da entrada, onde a mesinha do escritório, com cerca de 200 anos de história, recepciona quem chega. De madeira maciça, ela combinou com os painéis que revestem as paredes atrás da área do escritório, enquanto a estante de aço vazada, comprada nova, faz um contraponto bem interessante.

E as peças cheias de histórias continuam por todos os ambientes. É o caso da cristaleira, no hall de entrada, que recebe a louça que está na família há quase 150 anos. Mesmo sendo peças com pequenas ranhuras e manchas, elas fazem parte da memória afetiva de um dos moradores, já que serviu o jantar das bodas de seus pais.

Outro destaque do projeto é a parede de cobogó verde com linhas orgânicas, que delimita a cozinha e insere ainda mais personalidade ao apê.

A mesa de jantar, também passada de geração em geração, foi deslocada para a varanda e realçada na composição com as cadeiras de corda naval.

Nada convencional, a cor da cozinha harmoniza com o tom do elemento vazado. A marcenaria sob medida traz um acabamento fosco e vibrante, combinada com o preto da bancada e do frontão

Em alta nos projetos de décor, o granilite reveste a parede do banheiro social

Atração do quarto, a clássica boiserie feita de poliestileno e pintada de azul traz um toque clássico e um charme extra ao ambiente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Neutro e atemporal

O projeto deste apartamento de 137 m² aposta em uma paleta de…

Tons claros e luz natural

Décor minimalista, luz natural e ambientes integrados prevalecem após reforma promovida neste…

Cozinhas retrô 

Para resgatar a memória afetiva e tornar os ambientes ainda mais acolhedores,…