Com duas cozinhas e vista panorâmica para o campo de golfe olímpico, apartamento aposta nos tons neutros e painéis de madeira para realçar a sensação de conforto
Produção visual: Cristina Côrtes, com Andréa Falchi | Fotos: Denilson Machado e Juliano Colodeti/MCA Estúdio
Este apartamento de 380m², na Barra da Tijuca, RJ, foi passou por reforma e decoração assinados pela arquiteta Cristina Côrtes para receber um executivo e sua filha adolescente. Como a mãe do proprietário costuma passar os finais de semana com o filho e a neta, ela ganhou uma suíte no novo apê só pra ela. Juntos, mãe e filho dividem o amor por cozinhar. Por isso, ele pediu uma atenção especial à cozinha principal e ainda uma cozinha gourmet, na varanda da área social, para receber amigos e familiares.
Com vista panorâmica para o campo de golfe olímpico, com a praia da Barra da Tijuca ao fundo, a sala de estar e jantar conquistou ainda mais amplitude integrada à varanda, onde fica a cozinha de apoio. A paleta de tons neutros destaca ainda mais as texturas dos revestimentos e mobiliário. Os painéis de parede em madeira escura aquecem a área da sala, conferindo sofisticação.
Já a varanda gourmet ganhou uma decoração mais despojada, com móveis mais leves e armário aéreo em serralheria.
Ainda na sala, o cômodo passou por uma das principais alterações na planta durante a obra: a arquiteta quebrou uma parede, que separava a sala de jantar do corredor da área íntima, substituindo-a por uma marcenaria com dupla função: armários usados como rouparia no lado do corredor e um grande nicho que serve como aparador no lado voltado para o jantar.
Outra alteração importante é a integração da sala íntima com a cozinha. “Como a sala íntima com TV é o ponto central do apartamento, um dos pedidos do cliente foi integrar este espaço com a ampla cozinha. Neste caso, a parede foi substituída por portas espelhadas piso-teto, tipo camarão, que podem ser totalmente recolhidas, dependendo da ocasião”, explica Cristina.
A cozinha principal é um dos pontos altos do imóvel. Iluminada, leve e prática, com medidas generosas, a cozinha ganhou as frentes dos armários na cor azul e bancadas revestidas em mármore. O espaço tem uma função agregadora: além de abrir para a sala íntima, a mesa em U, ao redor da bancada, reúne a família no preparo das refeições.
Em relação aos quartos, cada um exibe um estilo próprio. Na suíte principal foi adotada uma paleta de tons neutros, com prevalência de brancos e acinzentados. A cabeceira retangular da cama, com espelhos nas laterais, contrasta com as luminárias e as mesas de apoio arredondadas.
O quarto de hóspedes, por sua vez, exibe uma paleta mais escura, em tons de cinza, preto e branco. Com cama tipo tatame e área de trabalho, o cômodo tem uma proposta mais funcional, sendo usado tanto pela mãe do proprietário, quando resolve dormir por lá, quanto por eventuais visitas.
Para elaborar a suíte da adolescente, a arquiteta levou em consideração a uma série de requisitos da menina, que pediu por um quarto “instagramável” em tons de azul – “entre os vários desejos apontados por ela, que foram todos atendidos, adotamos cortina tie-dye, balanço de fixar no teto, closet, penteadeira, uma cama maior (tamanho viúva), tipo tatame, e um espelho grande para dançar e gravar vídeos para o Tik Tok”, lista a profissional.
Segundo Cristina, o sucesso do projeto foi tratá-lo como um lar multigeracional: pensado para atender desde o morador até sua filha adolescente e sua mãe idosa, que não mora ali, mas é uma presença frequente. “O resultado é um apartamento elegante, prático e contemporâneo, com recursos que permitem a integração de ambientes sociais, atendendo à vocação da família de cozinhar e receber bem”, conclui a arquiteta.