Em um terreno rodeado pela tranquilidade do interior paulista, esta casa de 420 m² em Itupeva foi concebida como um espaço de acolhimento, onde a fé, a celebração e os laços familiares se encontram, criando um ambiente único de harmonia, sofisticação e bem-estar
Por Igor Bonfim / Fotos: Evelyn Muller

Espiritualidade, celebração e afeto se entrelaçam nesta casa concebida como um verdadeiro santuário de encontros e memórias. Assinado pelo escritório Cassim Calazans Arquitetura, o projeto reflete o estilo de vida de um jovem casal de mulheres, que sonhava com um refúgio de fim de semana para desfrutar a companhia do filho pequeno, da família e dos amigos mais próximos.

Entre os pedidos feitos às arquitetas Alessandra Cassim e Tais Calazans, dois desejos carregados de significados: uma capela dedicada à Nossa Senhora de Nazaré e uma adega para abrigar os vinhos trazidos de viagens pelo mundo. Tudo envolto por uma atmosfera de acolhimento e contemplação.

Para dar forma a esses sonhos, o layout foi totalmente repensado: janelas deram lugar a portas de vidro, vãos foram abertos e o espaço gourmet ganhou protagonismo.

Na fachada, uma composição elegante entre jardim e garagem encanta. O percurso até a entrada se dá por grandes patamares de mármore que conduzem suavemente até o hall. A antiga porta de acesso ao living cedeu lugar a uma nova entrada, com jardim interno e um delicado cobogó, que filtra a luz e oferece uma experiência sensorial.

A partir dali a integração dos ambientes atinge sua expressão máxima. O living com lareira, a sala de jantar e a cozinha se conectam com fluidez, reforçando o espírito de convivência.

A adega assume lugar de destaque com fundo em pedra moledo, o mesmo material que aparece em áreas externas e pontos estratégicos do interior, costurando rusticidade e sofisticação.

Na área externa, piscina e espaço gourmet — equipados com forno de pizza, churrasqueira e chopeira — reforçam o espírito festivo da casa. Mas é na capela que o projeto encontra sua expressão mais simbólica: a imagem de Nossa Senhora de Nazaré repousa cercada por arte e devoção. Um encerramento poético para uma casa onde o sagrado e o afeto se encontram em perfeita harmonia.
