Loft com atmosfera masculina mistura o industrial, o rústico e o urbano
Por Denis Nunciaroni | Fotos: Evelyn Müller
Este apê de 140m², no bairro paulistano de Moema, foi o endereço escolhido pelo jovem executivo para a sua nova morada. Com um ritmo de vida dinâmico, ele viu no loft o conceito perfeito para quem vive sozinho, mas adora estar cercado de amigos em festas e jantares mais informais.
Com o desejo de ter ambientes o mais aberto e integrado possíveis, ele confiou a reforma à dupla Andrea Teixeira e Fernanda Negrelli. As arquitetas modificaram toda a configuração da cozinha – transformada em gourmet e interligada com o social – e abriram a parede do segundo pavimento para criar um mezanino de vidro no loft.
Mas, para atender por completo os anseios do cliente, Andréa e Fernanda foram além do derrubar de paredes, realocando também a escada de lugar. “Foi nosso maior desafio. Tivemos que estudar uma parte estrutural e outra metálica, mas conseguimos ganhar mais espaço e circulação na sala”, contam.
Reposicionada, a escadaria feita em metal e limestone ganhou destaque e é um dos pontos de atração do loft, em composição com o extenso painel de madeira de demolição e o pendente que se prolonga desde o pavimento superior. De quebra, ainda abriga uma adega de vinhos – paixão do proprietário – que preenche o vão e conversa com a mesa-bar, desenhada pelo escritório de arquitetura.
Com tons de cinza e preto somados ao efeito stucco na parede e ao piso porcelanato que reproduz concreto, o projeto mistura o industrial, o rústico e o cosmopolita, como neste lavabo com clima de spa urbano, que traz seixos pretos na parede.
No dormitório principal prevalecem os tons de cinza e preto nos móveis, cabeceira estofada e enxoval.