Com estilo predominante contemporâneo e um toque urbano, apartamento reúne arte e design em cada detalhe
Por Redação IT HOME / Fotos: Rômulo Fialdini
Elementos atemporais, intermeados por uma seleção de mobiliário assinado em curadoria precisa da arquiteta Tânia Eustáquio, fazem deste apartamento de 350 m², em São Paulo, a morada perfeita para um jovem casal, apaixonado por arte e design.
Entusiastas do morar contemporâneo, eles solicitaram à profissional um projeto pautado por ambientes amplos, fluídos e integrados – um desejo em parte já compreendido pela forma aberta da planta original do imóvel. Sem a derrubada de paredes, a missão da arquiteta foi mudar acabamentos e trazer móveis de personalidade que enfatizassem essa característica.
Para isso, Tânia seccionou as três áreas principais de convivência com sofás de diferentes tons e estilos, mas que harmonizam entre si. Eles convivem com poltronas assinadas por Joaquim Tenreiro e mesas de centro de Etel Carmona e Isamu Nogushi, que dão forma ao home theater e ao estar.
No jantar, uma fotografia de Rômulo Fialdini ocupa nicho decorativo que cumpre também a função de aparador. Em contraponto, pinturas expressivas formam um mural na sala de estar, ao lado de mais fotografias emolduradas no home theater, elementos que enfatizam a unidade estética.
A parede de acabamento cimentício, reflexão da modernidade e vida urbana, se integra às bancadas em limestone baiteg blue, de matiz acinzentado, e direciona os tons predominantes. Entre o branco e o cinza, a madeira aquece. Tudo salpicado com pontos específicos de luz e cor que refletem a jovialidade e descontração dos moradores.
Proposta como extensão da sala, a varanda recebe um banco de curvas orgânicas talhadas em limestone, acompanhado de um belo jardim. Cenário ideal para relaxar e refletir observando o skyline da cidade.