fbpx

Como fazer uma kokedama

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Jardinista carioca, Marina Reis, ensina o passo a passo dessa técnica japonesa milenar

Chegou a primavera, tempo de florir e embelezar o lar com muitas flores e plantas. E para ornamentar a casa com um arranjo diferentão, acessível, mas com uma aparência muito sofisticada, a dica da jardinista e designer floral Marina Reis, do Atelier Colorato, é investir nas kokedamas. Essa técnica japonesa milenar, onde o vaso é substituído por uma esfera de musgo, é perfeita para compor seu jardim ou decorar e florir o interior da sua casa. Simples de fazer, fácil de cuidar e muito duradoura, a kokedama é irresistível aos olhos e promete ganhar o seu coração. Confira o DIY (do it yourself) da jardinista para uma kokedama perfeita.

Você vai precisar de:

  • 200g de terra.
  • 100 g de vermiculita.
  • 1 musgo verde.
  • 1 nylon 0,40 mm.
  • 1 planta (Antúrio, Costela de Adão, Rhipsalis ou Espada de São Jorge).

Passo a passo:

1 – Em um prato largo ou bacia, misture a terra adubada com vermiculita na proporção de dois para um. Misture água para que seja mais fácil o manuseio.

 

2 – Pegue a muda da sua planta de preferência e envolva suas raízes com a mistura, já pensando previamente no formato da sua kokedama.

 

3 – Pegue um prato de musgo e vire em uma mesa plana. Coloque sua muda já com terra no centro do musgo. Cubra toda a área da terra com uma mão e segure. Com a outra mão, envolva o nylon na base. Deixe uma quantidade grande de nylon de sobra e passe por toda a extensão da esfera, até que seu formato fique redondo como desejado.

 

4 – Vá modelando aos poucos e aperte bastante para que o musgo não saia. Ao chegar ao formato desejado, aproveite o nylon do início para dar um nó. Corte a sobra. Caso algum local ainda fique sem o musgo, repasse novamente o nylon até que a terra não fique mais visível.

 Dica da especialista: Para a kokedama, sempre dê preferência por plantas que gostem do solo mais úmido, como Antúrio, Costela de adão, Rhipsalis ou Espada de São Jorge. Outra sugestão é aproveitar a sazonalidade das flores. Setembro é o início da primavera e as Orquídeas  Ludisia, os Lírios  e a Zamioculca  são fáceis de encontrar nessa época do ano e funcionam muito bem para esse ecossistema com musgo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Pura elegância

Com tons neutros de cinza dos revestimentos ao mobiliário, apartamento ganha décor…

Casa nova

Por mais espaço e conforto, casal decide construir uma casa nova, no…

Transformação completa

Casa em Campinas passa por renovação total depois de duas décadas e…