Painéis ripados

Belos e multifuncionais, os painéis ripados de madeira são soluções versáteis para repaginar ambientes sem a necessidade de grandes reformas. Além disso, podem ser utilizados para integrar espaços e até ocultar algo que não se quer mostrar, como o ar condicionado ou uma máquina de lavar. A arquiteta Roberta Ioverlino Giglio, da Figa Arquitetura, explica como usá-los para criar ambientes contemporâneos e iniciar o ano com cara de casa nova!

Na sala de jantar assinada por Roberta Iervolino, uma mescla entre os painéis de madeira e o ripado vertical, que camufla portas e gavetas do buffet | Fotos: Thiago Travesso

 

Como o nome sugere, essa técnica de marcenaria consiste na aplicação de ripas de madeira em uma superfície, criando efeito visual tridimensional, com um acabamento impecável, capaz de mudar a aparência do projeto em pouco tempo.

Adepta da técnica em seus projetos, a arquiteta Roberta Iervolino Giglio, do escritório Figa Arquitetura, aprecia os painéis ripados pelo seu acabamento e versatilidade. “Seja para criar um efeito de divisória entre ambientes, escondendo alguma porta ou móvel, ou simplesmente para levar ao décor um traço de elemento 3D, o resultado do ripado é sempre surpreendente e costuma agradar todos os seus clientes”, afirma.

Para promover a separação entre a sala de TV e à adega, o ambiente recebeu um painel vazado com ripas horizontais, funcionando como um biombo e promovendo uma visão parcial entre os ambientes | Fotos: Thiago Travesso

 

Um dos diferenciais dos painéis ripados é a sua multifuncionalidade. Segundo Roberta, eles são capazes de transitar pelos mais diversos estilos de decoração – desde o clássico até o contemporâneo – agregando à marcenaria um aspecto eficaz e delicado. Porém, sua singularidade vai muito além das funções estéticas. “Os ripados são muito indicados quando é preciso ventilar a parte interna de um móvel ou eletrodoméstico, como frigobar, por exemplo. São perfeitos para adegas”, sugere.

Outra possibilidade é empregar na parte detrás de racks que recebe eletroeletrônicos do home theater. Com uma ventoinha acoplada, contribui para que não aconteça danos com o super aquecimento dos equipamentos de áudio e vídeo. “A solução também é eficaz para aparelhos que se conectam por meio de raios infravermelhos, já que os vãos permitem a conectividade, dispensando a abertura do móvel”, explica.

O painel da TV, produzido com ripas verticais de Carvalho Americano, agregou textura à parede, além de camuflar a porta de correr | Foto: Thiago Travesso

 

Tendência no décor, Roberta acredita que, pelo fato de se tratar de marcenaria, dificilmente os painéis ripados sairão de moda, pois consagraram-se como soluções atemporais para salas, cozinhas e quartos. Por meio do uso da madeira, principalmente em tonalidades leves, os ambientes ainda podem tirar proveito das sensações de conforto e aconchego.

Outro ponto a favor é a durabilidade da matéria-prima, que não demanda manutenção – com exceção da higienização, indispensável para qualquer tipo de revestimento. Para tanto, a limpeza deve ser realizada de forma leve, porém constante.

Na cabeceira da cama do dormitório de casal, Roberta investiu no ripado vertical que chama a atenção pela delicadeza de seus 1x1cm, propiciando textura sutil para o painel composto por folhas de madeira Freijó | Foto: Fernanda Gheton

 

Atualmente, existem diversos modelos de painéis ripados: desde o mais estreito ao mais largo, com ripas preenchidas ou vazadas, além da perspectiva de serem colocados de diversas formas, cor natural ou com pintura.

Os ripados podem ser executados por marceneiros que realizam o projeto sob medida e segundo as especificidades do local. Entretanto, o mercado igualmente dispõe de formatos prontos, que podem ser adaptados. “Sem dúvidas, a realização com um profissional especializado nos permite o resultado de acordo como esperamos”, finaliza Roberta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

LEIA TAMBÉM