fbpx

Bossa carioca

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Com uma mistura equilibrada de materiais e uma leve pegada industrial, este apê no Leblon tem bossa e personalidade

 

Por Marcela Almeida | Fotos: Juliano Colodeti / MCA Estúdio

 

apartamento com piano na sala
As telas trazem bossa e identidade ao apartamento da pianista

 

O gosto pelas artes definiu a reforma deste apartamento de 130 m², no Leblon, no Rio de Janeiro. Apaixonada por música, a proprietária, a pianista Maria Cândida Volpini, desejava uma sala mais ampla e confortável, onde pudesse receber os amigos músicos e promover verdadeiros saraus.

 

móveis de design assinado na sala
O décor reúne mobiliário de design assinado, como a poltrona Kilim, de Sérgio Rodrigues, o banco Philips, de Jader Almeida, e as cadeiras Juliana de Aristeu Pires

 

Para realizar o projeto, entrou em cena a arquiteta Carmen Zaccaro, que havia feito a casa da filha de Maria Cândida, seis anos antes. De imediato, a arquiteta conquistou mais espaço e uma melhor circulação para a área social com pequenas intervenções na alvenaria. Um antigo quarto sem muito uso foi eliminado e incorporado à sala, enquanto a dependência de empregada foi transformada em área de serviço, ampliando a cozinha.

 

A porta de correr em tom vermelho tomate faz a divisão entre a nova copa e a sala, que tem mesa de jantar assinada por Jader Almeida (Arquivo Contemporâneo) e cadeiras Helga do estudiobola (Way Design). O charmoso armário-baú já era parte do acervo da moradora

 

“Dessa forma foi possível criar uma copa, que antes não havia, e integrar a cozinha com a sala através de uma porta de correr em tom vermelho tomate”, explica Carmen.

 

Na sala da pianista, o instrumento é o elemento principal e ganha a companhia de uma estante aérea em serralheria e madeira, que junto aos bricks da parede traz um leve ar industrial

 

Mas o que norteou todo o layout e a ambientação do apê foi a posição do piano na sala, ao lado da varanda, para receber luz natural. Afinal, na vida da moradora, a música ocupa papel principal. Assim, Carmen desenhou uma estante de metal preto e madeira freijó ao redor do instrumento, deixando o espaço favorito da pianista mais cênico, convidativo e aconchegante.

 

Clara e moderna, a cozinha ganha um móvel suspenso para expor a coleção de copos e louças antigas da pianista

 

O uso de serralheria, associado à presença de madeira, aos revestimentos de tijolinho cimentício, na sala, e de cerâmica estilo metrô, na cozinha, e à iluminação de trilhos aparentes trouxe uma leve pegada industrial a um décor contemporâneo.

 

No detalhe, sobre o buffet-bar, as gravuras de Picasso que estavam guardadas ganharam novas molduras e são destaques da decoração

 

Todo em tons neutros, o apartamento ganha um toque de cor de forma pontual nas artes das paredes, objetos decorativos e na porta que divide sala e copa. Porém, o que de fato rouba a cena são as peças de valor histórico, como a poltrona Kilim, de Sérgio Rodrigues, e as gravuras de Picasso, além, claro, do protagonismo do piano.

 

+ PRA VOCÊ: Mood despojado e alto astral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Pura elegância

Com tons neutros de cinza dos revestimentos ao mobiliário, apartamento ganha décor…

Casa nova

Por mais espaço e conforto, casal decide construir uma casa nova, no…

Transformação completa

Casa em Campinas passa por renovação total depois de duas décadas e…