Projetada com todos os ambientes voltados para o exterior, esta casa favorece a integração com a natureza e a contemplação da paisagem das montanhas
Por Redação it HOME | Fotos: Raquel Campanate / Divulgação
O projeto arquitetônico desta casa, em Matias Barbosa, interior de Minas Gerais, foi todo pensado de forma que se apropriasse dos elementos exteriores ao terreno, como as montanhas em seu entorno, reforçando a integração da casa com a paisagem que a circunda.
Tendo a vista como um dos pontos de partida, a residência foi projetada com todas as aberturas principais voltadas para a sua direção, o que além de priorizar a privacidade da família, a integra diretamente com a natureza, para que todos possam contemplá-la independe do local em que esteja.
“Para isso foi criado um pé direito duplo, entre o primeiro pavimento e a circulação dos quartos, trazendo charme e sofisticação ao ambiente. Além, claro, de ser uma ótima forma de promover sensações de amplitude e liberdade”, conta a arquiteta Rachael Leal, responsável pelo projeto de arquitetura e interiores.
O pé direito duplo não só valoriza o espaço, como também contribui para o aproveitamento da iluminação natural e maior integração com a vista, possibilitada pela janela em esquadria fixa que emoldura a paisagem.
A arquitetura, rústica, privilegia materiais naturais como a madeira, pedra, os tons terrosos e pastéis, os acabamentos ásperos e tijolos aparentes. Já a decoração, mais moderna, tira proveito de elementos leves como o vidro, o alumínio e peças decorativas de traços contemporâneos.
A mescla harmoniosa de estilos deixa a casa mais aconchegante e com um toque de sofisticação.