fbpx

Quartos contemporâneos 

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Projetos apresentados na CASACOR Santa Catarina mostram que a máxima da vez são os quartos que aliam conforto e tecnologia em favor do bem-estar 

 

Dormir, relaxar, ler um livro. O dormitório é quase que um refúgio particular dentro de casa. Lugar apropriado para o descanso e para recarregar as energias. Versatilidade que transparece nas criações da CASACOR Santa Catarina deste ano. Na mostra, realizada em Florianópolis, há uma seleção de ideias para transformar este ambiente e deixá-lo ainda mais aconchegante e inteligente, o que amplia as sensações de bem-estar e conforto dos usuários. Confira três diferentes versões para um quarto de casal.

 

Minimalista

quarto minimalista
Quarto Suna Reveev, do Osa Arquitetos | Foto: Fabio Jr Severo

 

“Menos informação e mais descanso visual”, resume Martina Hasse, do Osa Arquitetos, sobre a proposta idealizada no Quarto Suna Reveev. Inspirado na palavra de origem japonesa que significa ‘areia’, o projeto revela uma pegada minimalista na funcionalidade do espaço, mas é carregado de história.

 

Xodó no espaço, a cama Orgânica, desenho autoral da equipe OSA, tem no seu conceito a sensação de acolhimento. Seus contornos curvos, fluidos, e seu tecido felpudo, remetem às formas essenciais da natureza. “A curva quebra a formalidade, a seriedade e flutua no espaço, apesar do seu grande tamanho. A textura chama para o abraço, o toque”, explica.

 

O design que destaca um lado mais alongado, possibilita que ela sirva também como mesa de cabeceira, assento para calçar sapatos e tatame para meditar. E mais: além de multifuncional, a cama é tecnológica. Agrega conectores em USB, carregador de celular por indução, sistema de som embutido e iluminação por LED dimerizável, o que proporciona um efeito estético, mas também luz balizadora por todo o seu entorno, o que oferece segurança quando todas as demais luzes estiverem apagadas.

 

Compacto e funcional

quarto compacto
Estúdio Meu Coração Queima, de Jeferson Branco | Foto: Romário Couto

 

Pensando no novo morar, com imóveis menores, de espaços reduzidos, Jeferson Branco projetou um quarto compacto, porém funcional para integrar o estúdio Meu Coração Queima. O aproveitamento de espaço e a versatilidade imperam por lá. O armário, que acomoda o closet, também se transforma em home office. “Tiramos um pé do gaveteiro e abrimos espaço para a bancada do escritório. Não é um armário todo fechado e isso também dá uma amplitude maior”, ressalta.

 

A cama Nuvem, design de Gabriel Bordin, é um convite ao bem-estar e ao descanso em meio ao caos. Com bordas que servem para sentar e calçar um sapato, foi repaginada com um tecido azul celeste, dando continuidade ao tom da mobília fixa, e que é carregado de memória afetiva. A mesinha de cabeceira ganhou forma a partir do uso do mesmo revestimento da parede, que lembra os antigos azulejos. O material foi ressignificado. Por fim, o cobogó, um elemento genuíno da arquitetura brasileira, que ora esconde, ora revela, divide o quarto da cozinha e do estar. “Integra, mas não descaradamente.”

 


Para surpreender os sentidos

quarto do loft
Loft Iris, da Progetta Studio | Foto: Lio Simas

 

Graziella Oliveira e Allan Chierighini, da Progetta Studio, materializaram uma suíte com todos os elementos que o casal precisa para o seu descanso  e bem-estar na concepção do Loft Íris. “ A ideia foi surpreender tanto pela disposição de  equipamentos quanto pelo layout, possibilitando múltiplas experiências, principalmente pelo uso da tecnologia.”

 

A iluminação com cromoterapia pode ser integrada ao sistema de som para diferentes sensações.  Para a privacidade, persianas blackout. No meio do quarto, uma banheira de imersão, demarcada por um generoso tapete redondo que é impermeável. Bem à mão, fica o toalheiro aquecido.

 

O roupeiro atrai olhares externamente com as portas de espelho fumê e internamente pela dimensão dos vãos e calor da madeira – um MDF pau ferro – que propositalmente faz relação com o forro do dormitório, executado em madeira de sucupira natural. Por falar em teto, a televisão fica camuflada nele. O sistema flap possibilita ter TV ou não dentro do quarto e, quando em uso, pode ser direcionada para qualquer ponto por girar 360 graus.

 

A cama não poderia passar despercebida. O modelo escolhido pelos profissionais destaca dois colchões independentes e com articulação. Além de tomadas USB em ambos os lados, conta com iluminação funcional em todo o seu contorno, para o mínimo desconforto visual durante a noite.

 

CASACOR / Santa Catarina – Florianópolis

Quando: Até 12 de setembro

Local: Espaço + UM – Rodovia SC-401, nº 6977, Florianópolis

Terça a sábado: Ingressos à venda das 13h às 20h

Domingos: 13h às 19h

Instagram: @casacorsc

Site: https://casacor.abril.com.br

Ingressos à venda: https://casacorsantacatarina.byinti.com

 

+ PRA VOCÊ: Cabeceiras estilosas

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Perspectivas

Estreante na CASACOR SP, a arquiteta e urbanista Gabriela Mendes assina o…

Design Weekend

DW! chega à 10ª edição com uma programação de mais de 200…

Alameda das Artes

O paisagista Luciano Zanardo apresenta o seu ambiente, Alameda das Artes, na…