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Aprendizados da Expo Revestir

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Por Thaiz Ruiz*

 

Duas décadas do evento mais importante para o segmento de revestimentos e acabamentos da América Latina e a Expo Revestir segue surpreendendo.

 

Designers, profissionais de arquitetura e estudantes, além de lojistas, revendedores e fabricantes esperam os dias da feira mais agitada do setor com muita ansiedade e excitação.

 

São Paulo se transforma, vira a capital da moda da construção civil. A cidade recebe gente de todo o país e também de fora. Restaurantes, hoteis, bares e shoppings têm o público aumentado e já enxergam a importância do evento anual.

 

Mas o que fica além dessas relações primárias é o que a percepção de cada participante pode levar para sua vida profissional no pós-feira, o conhecimento de novas tecnologias, de novos produtos e tendências nem sempre vem dos tão disputados catálogos acumulados nas bolsas.

 

Isabela Capeto em collab com a Ceusa
Revestimentos assinados pela estilista Isabela Capeto em collab com a Ceusa

 

A análise de mercado e do comportamento das grandes marcas podem ensinar muita coisa para aqueles que buscam crescimento e desejam ver além dos padrões de cerâmica e metais.

 

Olhar para o trabalho do marketing destes grandes expositores é uma forma bem objetiva de ler as tendências e elas ultrapassam o setor da construção.

 

Quem entra no evento sem um olhar mais amplo pode sair dele com a sensação de que viu mais do mesmo e na verdade perdeu uma grande chance de ter seu ano impactado.

 

Muito além dos produtos lançados com novas cores e padrões, o que a Expo Revestir apresentou na última edição foi a movimentação intensa das indústrias na criação de produtos assinados, as tão conhecidas Collabs.

 

Pedro Franco assina coleção Tempo
A coleção Tempo é resultado da nova collab entre o designer Pedro Franco e a Portinari

 

Além de agregar valor estético aos produtos, a tendência proporciona a troca de público e o tal engajamento que falamos muito quando o assunto é rede social.

 

Você pode até achar que os assuntos são absolutamente distantes, mas o fato é que a vida já mudou, as collabs já fazem parte do nosso dia a dia na música, moda, alimentos e cosméticos, e a forma que isso chega em nós muitas vezes é pela ferramenta de trabalho que carregamos nas mãos, nossos celulares.

 

Ainda não se convenceu? Então que tal listar os nomes das marcas mais importantes entre os expositores e verificar quantas destas apresentavam uma coleção desenvolvida em parceria com algum nome importante? Eu garanto, todas!

 

A mistura do modernismo do arquiteto Paulo Mendes da Rocha com a contemporaneidade do trabalho de sua filha, a designer e arquiteta Nadezhda Mendes da Rocha, resultou na coleção Soma, da Portobello

 

Conservadorismo neste momento não é mais o caminho, negar o poder das redes também não, a nova geração já participa da feira de maneira remota, os estudantes hoje serão os especificadores de amanhã.

 

O mundo gira rápido, a feira segue acompanhando o ritmo e a gente precisa olhar com atenção e acelerar o passo.

***

Thais Ruiz é arquiteta. Ela compartilha o dia a dia de obras e inspirações no Instagram @vida_de_arquiteta

 

+ PRA VOCÊ: Os highlights da 20ª edição da Expo Revestir

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