Cores por toda parte

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Tons marcantes e elementos modernistas trazem irreverência e alegria ao décor

Por Claudia Domingos
Fotos: Adriano Escanhuela | Produção: Mayra Navarro

Autêntico e despojado, o projeto deste apartamento de 120 m², no bairro de Pinheiros, em São Paulo, teve como ponto de partida um quadro pintado por Orlando Marcucci, avô de um dos moradores e pupilo de Alfredo Volpi, um dos artistas mais importantes do modernismo brasileiro.

Da tela, que emoldura a parede da sala, a arquiteta Beatriz Quinelato pinçou não só a cor, que tinge todo o hall de entrada de verde, como a ideia de inserir elementos modernistas, a exemplo da madeira, do couro e do revestimento cimentício com jeito de concreto aparente e que destaca ainda mais a obra de arte atrás do sofá.

 

Idealizados para um casal jovem e com uma filha pequena, os ambientes são dinâmicos e multifuncionais, emanando calor e integração para receber com conforto. Living e varanda praticamente se unificam com a abertura total da porta de vidro, oferecendo mais lugares e ampliando o cenário nos encontros com os amigos.

Hoje festejada, a varanda foi cerne de um dilema antes da reforma. O marido fazia questão do churrasco no terraço; já a esposa, não queria de forma alguma o requadro da churrasqueira como plano de fundo da mesa de jantar. Para resolver o impasse, a arquiteta criou um painel azul retrátil para fazer o “mostra-e-esconde” no espaço.

No outro extremo da varanda, mais uma intervenção pontual. Um painel ripado, usado para ocultar o ar condicionado, serve de base para o paisagismo, que insere o verde no projeto e estabelece uma importante conexão com a natureza.

A ala íntima também ganhou toques de alegria, como na marcenaria do quarto do casal e na parede do dormitório da filha, espalhando cores e vida por todo o lar.

A suíte do casal tem marcenaria sob medida com acabamento em laca azul. O tom também se repete nas almofadas e na cabeceira da cama em tecido jacquard.

Com prevalência dos tons brancos e off white, o quarto da menina ganha um toque de alegria com o papel de parede colorido de motivos florais.

 

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Arneli Lustres

Marca é especializada em luminárias desenhadas sob medida em materiais como latão,…

Entrevista: Lauro Andrade

Em entrevista exclusiva para a IT HOME, idealizador da DW! e da…

Adeus a Jorge Zalszupin

O arquiteto e designer Jorge Zalszupin, de 98 anos, faleceu nesta segunda…