Sutilmente inspirada no hotel Copacabana Palace, decoração traz uma releitura leve e contemporânea
TEXTO: MARCELA ALMEIDA | FOTOS: LUIZA SCHREIER
Francês residente em Paris, o novo proprietário deste apartamento de 80 m², na Orla de Copacabana, é apaixonado pelo Rio de Janeiro e pelo Hotel Copacabana Palace. Com imóveis espalhados por outras cidades pelo mundo, ele procurava um espaço para chamar de seu também na capital carioca. A escolha por essa unidade deveu-se a duas importantes particularidades: o condomínio dá vista para o mar e para o luxuoso hotel.
Escuro e sem personalidade, o apê precisava, contudo, passar por uma reforma e atualização. Missão dada ao arquiteto Gustavo Hadler, que fez pequenas, mas, precisas intervenções.
Entre as alterações na planta original, houve integração do living com a varanda e a incorporação de parte do corredor de circulação para criar um banheiro social. A antiga dependência de empregados ainda deu vez a uma cozinha ampla, funcional, iluminada e ventilada. Outra modificação importante aconteceu em um dos dormitórios, integrado a um banheiro, tornando-se uma espaçosa suíte.
A decoração tem uma sutil inspiração nos interiores do hotel Copacabana Palace, que possui atributos de famosos hotéis na Riviera Francesa. A base de cores neutras e as pinceladas de tons terrosos revelam o mood fresh e acolhedor, apresentando uma releitura contemporânea para o clássico estilo mediterrâneo.
O toque de brasilidade surge com a seleção de mobiliário autoral, como as banquetas Pantosh e a poltrona Vidigal.
Puro aconchego, a suíte máster tem parede de cabeceira com boiseries, herança da decoração francesa dos séculos XVII e XVIII. A pequena varanda, com vista para o Copacabana Palace, mereceu piso em revestimento gráfico que remete ao utilizado no hotel e uma poltrona Vidigal, em taboa, da Lattoog