fbpx

Home office eficiente

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Cinco dicas para ter um home office prático, funcional e mais produtivo

Trabalhar em casa tornou-se a realidade de milhões de brasileiros, porém, além de um canto adequado para exercer as atividades, alguns pontos devem ser levados em consideração para melhorar a eficiência do trabalho remoto.

 

home office
Projeto de home office do arquiteto Sérgio Araújo

 

A seguir, reunimos dicas práticas e objetivas para o seu home office, com a participação do arquiteto Sérgio Araújo, da Parsa Arquitetura, e das também arquitetas Fabiana Villegas e Gabriela Vilarrubia, do escritório VilaVille Arquitetura, e Lucilla Mesquita, além das designer de interiores Tássia e Thaisa Pereira, à frente do TT Interiores.

 

Lugar próprio

Nada de ficar rodando pela casa, sem um local definido para o trabalho. É preciso determinar um espaço específico para  home office. “Procure isolar esse ambiente do restante da casa. Uma possibilidade é fazer uso de drywall. É uma instalação completamente limpa e rápida”, sugere Sérgio.

 

Ergonomia e organização

Para atingir um bom nível de produtividade, ter um espaço adequado é fundamental. Por isso, ainda que você esteja provisoriamente trabalhando de casa, vale investir ao menos numa boa e confortável cadeira de escritório. Sérgio sugere um modelo giratório e dá dicas para a montagem de uma boa estação de trabalho. “Tenha uma bancada e gaveteiros para compor objetivamente o ambiente e faça uso de prateleiras onde você possa organizar seus livros por assunto. Nas paredes procure fazer uso de quadros e imagens que verdadeiramente lhe façam sentir em um ambiente empresarial”, orienta.

 

Sobre a altura ideal para a bancada, as profissionais Tássia e Thaisa Pereira, à frente do TT Interiores, revelam que o ideal é que ela tenha, pelo menos, 60cm de profundidade e 120cm de largura. “Não recomendamos encostar a área de trabalho na parede, para que a pessoa consiga ter uma área de visão melhor do ambiente e não trabalhe olhando diretamente para a parede. Se houver possibilidade, escolha deixar a bancada com vista para uma janela”, complementam.

 

Iluminação

Outro ponto importante para o local de trabalho é a iluminação, que garante conforto visual para enfrentar as longas horas à frente do computador. “A intensidade da luz, ou a luminosidade, é medida em lux. Num ambiente de trabalho, o ideal é ter entre 300 a 500 lux na direção do ponto focal desta estação”, ensinam as arquitetas Fabiana Villegas e Gabriela Vilarrubia, do escritório VilaVille Arquitetura, destacando que para que o espaço de trabalho fique com a iluminação adequada, pode ser adicionada uma luminária de piso ou de mesa.

Ainda sobre o assunto, as profissionais dizem que a temperatura das cores da iluminação é outro ponto de atenção. “O ideal em um ambiente de trabalho é utilizar luz branca pois remete a um local de atividade frequente, diferentemente da luz quente ou neutra que dá a sensação de um ambiente aconchegante e de descanso”, revelam.

 

Cores

O uso das cores também ajuda a manter a concentração. De acordo com a arquiteta Lucilla Mesquita, as cores indicadas para o home office e para grandes ambientes corporativos são as neutras e frias. “São tons que não cansam e você pode variar cores e contrastes com elementos decorativos, que são fáceis de mudar”, conta a profissional.

 

Condicionamento mental

Para o arquiteto Sérgio Araújo, tão importante quanto o ambiente adequado é a preparação para o dia de trabalho em casa. “Condicione seus pensamentos ao que irá fazer. Você vai trabalhar, então, tome seu banho, se arrume como se fosse sair de casa. Por ser home office, muitos não se atentam a isso e acabam não tendo uma produtividade efetiva”, observa.

 

+ PRA  VOCÊ: Spa dentro de casa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Minimalista e atemporal

A arquiteta Sabina Kalaoun, do Studio LAK, se muda com o marido…

Reforma completa

Apartamento ganhou ares de casa a pós a reforma que integrou ambientes…

A arte de Basiches

Arquiteto e artista plástico José Ricardo Basiches abre exposição Traços e Contextos…