Semana de design de Milão volta aos bons tempos, com edição comemorativa do iSaloni e centenas de eventos celebrando a arte e o design por toda a cidade italiana, que está totalmente tomada
A partir desta terça, 07 de junho, os apaixonados por decoração, arquitetura e design vão estar de olhos bem vivos para a retomada do maior evento do segmento, o Salão Internacional do Móvel, o Salone del Mobile, em Milão. Após a suspensão em 2020 e uma versão pocket em setembro de 2021, o nosso querido iSaloni chega com tudo, movimentando a cidade.
ACOMPANHE A COBERTURA DIÁRIA NO NOSSO INSTAGRAM
Nossos colaboradores já estão em Milão, que realmente está lotada de gente (os brasileiros continuam sendo uma das maiores delegações de visitantes) e há uma dose extra de otimismo e muitas expectativas.
Este ano, o Salone del Mobile, que acontece na Fiera Milano Rho, comemora sua 60ª edição com o tema sustentabilidade. Ela foi batizada de Design with Nature (em português, Design com Natureza) e segue até o dia 12 de junho, próximo domingo, com números de arregalar os olhos: 20 pavilhões do centro de exposições, 200 mil m² e 2 mil expositores, sendo 25% estrangeiros, numa edição que promete ser histórica. Entre eles, o designer brasileiro Pedro Franco, nosso representante há mais tempo presente no iSaloni.
Além do Salão Internacional do Móvel, vale ficar atento aos eventos paralelos, como a Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário e Workplace3.0, a EuroCucina, o Salão do Banho e o Salão Satélite, com o papel de revelar talentos do mundo todo.
Fora da Feira, no chamado circuito FuoriSalone, como conhecemos os eventos e ações realizados longe da Fiera Milano Rho, vale separar mais de um dia para vasculhar as inúmeras surpresas em regiões estratégicas como Via Tortona, Durini, Brera, Corso Monforte e até no Centro Histórico da cidade, em especial, nos showrooms das grandes marcas de móveis.
O Brasil também marca presença no FuoriSalone num espaço criado pela Apex Brasil, com o objetivo de promover a criatividade brasileira mundo afora. São mais de 50 empresas espalhadas por diferentes pontos da cidade. Quem estiver perto da Duomo, na região central, precisa dar um pulo na mostra Design Brasil + Indústria, por meio do projeto Brazilian Furniture, realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) em parceria com a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel). O objetivo das entidades é aproximar designers e fabricantes, além de apresentar a expressão do design nacional com toda sua originalidade, diversidade, sustentabilidade e potencial produtivo.
Entre as novidades está a coleção Carminha, desenvolvida pela marca Sier em parceria com o premiado arquiteto Henrique Steyer, com suntuosas curvas, acabamentos e detalhes refinados, cuidadosamente elaborados e produzidos com alta tecnologia, aliada à tradição artesanal.
A Tramontina também participa do Fuorisalone contando a história da empresa a partir do Canivete Santa Bárbara, primeiro produto da marca, com edição especial comemorativa ao centenário, e ainda ícone do portfólio. Com desenho do catarinense Bruno Faucz, a linha vem com proposta modular para soluções de uso distintas, de acordo com demanda e “humor” do usuário. São poltronas, sofás, chaises, mesas e bancos todos fabricados em madeira Jatobá certificada, possibilitando dez variações de móveis em conjuntos facilmente montáveis e desmontáveis.
+ PRA VOCÊ: 20 atrações imperdíveis da Semana de Design de Milão