Apê de 37m² tem usos bem definidos e práticos, perfeitos para o jovem morador
Este apê de apenas 37m², localizado em São Paulo-SP, foi a escolha de um jovem estudante para passar a semana e ficar mais perto da faculdade, já que aos finais de semana ele volta para o interior para ficar com a família.
Apesar de não ser a morada definitiva, o cliente queria personalizar o espaço e contou com a ajuda das arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, à frente do Studio AG Arquitetura para criar um ambiente aconchegante, prático e com usos bem definidos, já que o local é totalmente aberto.
No layout original havia uma varanda, removida para melhor aproveitamento da planta. Para esse apê, as profissionais exploraram bem a linha horizontal demarcada pela janela de quina para criar um painel baixo onde todas as funções acontecem ao longo dele: sofá, cama, mesa de estudo e banco. “Usamos esse painel para organizar todo escopo do projeto”, explicam as profissionais.
Quase todos os mobiliários foram desenhados pelas arquitetas, já que o local precisava de opções compactas. A paleta de cores escolhida traz tons neutros, criando assim uma atmosfera minimalista e acolhedora.
A madeira utilizada na marcenaria é a virolinha, cujo tom suave ajudou a deixar o ambiente clean. O cinza também foi bastante explorado e faz um belo contraste com o tom da madeira.
As janelas ganharam persianas rolô com blackout, opção que ocupa menos espaço do que as cortinas. “optamos por rolô para quando ficasse aberto tivesse toda entrada de luz”, contam Amanda e Giovana.
Ao lado do quarto, o banheiro conta com porta de vidro canelado, para que entre um pouco de claridade na área, que não tem janela.
O vidro canelado também foi a escolha para os armários da cozinha, criando identidade visual.
Todo o piso do apartamento é de granilite e o material também foi utilizado nas bancadas.
O guarda-roupa fica camuflado ao lado da área do banheiro.
Fotos: Ricardo Bassetti
Veja também: Apartamento de 26m² possui bom aproveitamento do layout e toque urbano na decoração.