Outro Chão apresenta a transformação de um ônibus original da década de 80 ressignificado em chalé
Idealizado pela fotógrafa, arquiteta e urbanista Mariana Orsi, o Outro Chão nasce como uma nova opção de experiência através de hospedagens exclusivas num ônibus urbano, um Mercedes-Benz O-364 monobloco, fabricado em 1986. Restaurado e transformado num verdadeiro chalé, ele cumprirá o papel de proporcionar aos hóspedes da Pousada Pinho Bravo (MG) o gostinho de uma grande viagem com um motorhome.
Para assinar o projeto do Outro Chão, Mariana Orsi convidou a arquiteta Patrícia Pomerantzeff, da Doma Arquitetura, dona do maior canal brasileiro de arquitetura no YouTube. As duas têm uma parceria há quase 4 anos em criação de conteúdo para as redes sociais, envolvendo a realização de fotos e vídeos das obras em andamento. “Quando a Mari me chamou para transformar o ônibus num chalé, eu embarquei nesse sonho, nessa viagem, sem conhecer muito o que viria. O gostoso foi a gente desvendar os desafios juntas, assim como descobrindo novas coisas numa viagem”, diz Patrícia.
No processo de restauração, o ônibus ganhou uma série de itens de conforto sem perder a originalidade capaz de conectá-lo automaticamente à memória afetiva do público que o Outro Chão pretende atingir (adultos de 35 a 45 anos). Por fora, ele foi mantido o mais original possível, ganhando uma pintura com as cores da marca e um tratamento antiferrugem.
Já por dentro, a reforma foi completa, inclusive a lataria recebeu manta termoacústica e o piso conta com novas placas metálicas feitas pela EA Estruturas e réguas vinílicas da Tarkett, que abrigam um incrível sistema de aquecimento instalado pela Vesta Piso Aquecido. A tecnologia para nivelar esse novo piso foi trazida pela Mapei, expert em autonivelantes. O forro apresenta um revestimento vinílico com a cor desenhada pela Doma Arquitetura e produzida pela Teto Vinílico. Estratégico, o projeto luminotécnico é da Doma Arquitetura com a consultoria de Nicole Gomes, arquiteta especializada em iluminação e sócia da LabLuz, fornecedora das luminárias. “Nesse projeto, juntamos dois mundos, o da oficina mecânica, com restauro de lataria, ferrugem, reforma de janelas, etc., e o da construção civil”, conta Patrícia, da Doma Arquitetura.
Com 27 m², o Outro Chão revela uma estrutura para até 2 adultos e 2 crianças, contendo uma cama principal (1,80 x 2 m), com colchão da Zissou e um sofá-cama desenhado por Fernando Jaeger. Para o enxoval, Mariana e Patrícia elegeram a linha de produtos Buddemeyer Luxus com 600 fios, da Casa Almeida. “A montagem da cama foi um episódio à parte. Sabe aquelas camas com jeito de tatame? Eu e a Pati já que queríamos deitar”, brinca Mariana Orsi.
Para a caracterização do ônibus, as cortinas da Uniflex reproduzem o visual das cortininhas ônibus antigo, amarradas com couro trancado. Seguindo o conceito de restaurar todos os itens possíveis, o volante foi refeito pela Volantes Galvão com couro natural e costura especial. As poltronas passaram por uma restauração com um trabalho artísticos feita por Fabiano Pontes Tapeçaria. “Essas poltronas trazem a memória do uso: quando eram de um ônibus, serviam para sentar e deslumbrar a vista. Agora, continuam com a mesma ideia, só que com a mudança de outro chão, estimulando as pessoas a se desconectarem quando estão dentro do ônibus”, explica a arquiteta Patrícia.
“Um dos grandes desafios neste projeto foi desenhar um banheiro com medidas reduzidas e confortáveis dentro do ônibus”, conta Patrícia, da Doma Arquitetura. Toda a obra civil tem a assinatura da DCortez Engenharia, construtora especializada que auxiliou Mariana também na parte de funilaria e deslocamento do ônibus. Para o revestimento do banheiro, Patrícia escolheu a linha Horizontes (cor Nova Iorque, de Pedro Andrade) da Portobello. Todo o restante do ônibus recebeu marcenaria da SCA Jardim Europa, com detalhamento de projeto feito em parceria com a Doma Arquitetura e pensado especificamente para atender às necessidades do espaço. Além de todo revestimento lateral do ônibus, o banheiro também foi revestido com um painel ripado com porta camarão que mimetiza completamente o banheiro.
Os hóspedes poderão escolher se querem cozinhar no espaço ou serem atendidos pela Pousada Pinho Bravo, que servirá o café da manhã no restaurante ou no próprio ônibus. A cozinha reúne frigobar e cooktop de indução que pode, inclusive, ser usado na área externa do chalé (a partir de outubro), com projeto da Catê Poli Paisagismo.
Uma resposta
Uma maravilha dessas merecia rodar Brasil agora 😃