fbpx

Rara beleza

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Espécie rara, a Begônia Maculata tem fácil manutenção e vai bem dentro de casa. Lenda diz que ela teria inspirado a sola vermelha dos sapatos Louboutin 

 

Begônia Maculata

 

Quem disse que planta não segue tendência? O poá – as famosas “bolinhas” – e o vermelho estão em alta no mercado do paisagismo, impulsionado pela grande procura pela “Begônia Maculata”, uma planta rara, para dentro de casa e que vem deixando os “pais de plantas” simplesmente apaixonados. O motivo? A beleza exótica de suas folhas cheias de bolinhas brancas e o verso de um vermelho vivo.

 

Essa paixão é refletida no número de vendas no mercado de paisagismo que obteve um crescimento de 10% comparado ao ano anterior, de acordo com o Instituto Brasileiro de Floricultura (IBRAFLOR). Gerson Júnior, proprietário da Império dos Vasos e Flora, de Sorocaba/SP, comenta esse boom e a expectativa do ramo. “O crescimento será gradual, mas a begônia com certeza ajudará o mercado a crescer ainda mais, e isso se dá pela sua beleza exótica, mas também pela praticidade no cuidado com ela”, diz.

 

Planta rara poá e vermelha

 

Praticidade, essa é a palavra que combina com a tendência do urban jungle. Gerson conta que esta espécie de begônia tem fácil manuseio e, por ser uma planta tropical, nativa das matas brasileiras, se adapta muito bem ao nosso clima. “Para cuidar bem da sua planta, você precisa prestar atenção à luminosidade, pois meia sombra é o indicado. E as regas não precisam ser diárias, já que o solo só deve estar úmido, não encharcado”, explica o especialista.

 

Outra dica importante é com relação ao seu período de flora. “São poucas as vezes que a espécie dá flores, contudo, quando isso acontece, as folhas tendem a perder a força e parecerem ‘murchas’, mas isso é um processo natural da planta e ela não irá morrer”, alerta Gerson.

 

Preço

 Sim, o interessado em ter esse belo exemplar em sua casa precisará desembolsar um valor um pouco acima da média de outras plantas, contudo, a raridade, a beleza e a facilidade de manutenção compensam seu custo. “Dificilmente as plantas internas têm cores chamativas e, nesse quesito, as begônias – principalmente a espécie maculata – se destacam na hora de compor os ambientes”, indica Gerson.

 

 

Outra questão que alavanca o preço e a valiosidade da Begônia Maculata é a sua história. Esta espécie, originária do sudeste brasileiro, tem suas folhas totalmente verdes, mas após um processo de desenvolvimento, adquiriu essas características diferenciadas, sendo cultivada em escala pelos produtores. Isso é deixado claro até em seu nome científico: Begônia Maculata cv. Wightii, este “cv” significa cultivar.

 

A lenda do sapato

 

Como já vimos, esta espécie tem uma característica bem marcante, especialmente pelo verso das plantas apresentar um tom de vermelho marcante, lembrando uma famosa marca de sapatos conhecida mundialmente.

Existe uma lenda não confirmada de que Christian Louboutin, o famoso designer de sapatos, teria se inspirado na beleza da Begônia Maculata para criar sua marca registrada: a sola vermelha. “Não existe uma comprovação dada pelo estilista, mas ao que tudo indica ele usou essa bela inspiração da natureza para criar sua obra prima”, disse Gerson. Mesmo sem confirmação, esse detalhe trouxe ainda mais brilho e charme para essa planta brasileira que, diga-se de passagem, merece toda atenção!

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Do clássico ao contemporâneo

Em projeto jovial e dinâmico, os arquitetos da Fantato Nitoli transformaram apartamento…

Urbano e cosmopolita

Projetado pela LL Arquitetura e Interiores, o loft com 50 m² ganhou…

Universo geek

A arquiteta Claudia Novaes uniu inspiração geek e oriental no projeto de…