Pós-reforma, casa do arquiteto Cezar Scarpato ganhou maior integração e um gostoso quintal, que otimizou a laje sem uso e a transformou num recanto com spa, churrasqueira, bar, mesa de refeições e até uma horta
TEXTO: DAN BRUNINI | FOTOS: BICUBICO | PROJETO: @scarpato_arq
Com 110 m², este sobrado geminado de um condomínio paulistano, na Zona Norte, parecia sob medida para o arquiteto Cezar Scarpato, do escritório Scarpato + Paisagismo, viver com a esposa Claudia Colaianni e a enteada Maitê. O imóvel, porém, tinha layout e acabamentos convencionais, que não atendiam ao dia a dia da família.
“Quando comecei a reformar essa casa bastante estreita, de 4 x 7,70 m, a ideia de integração logo surgiu como solução. A quebra de algumas paredes priorizou o aconchego, permitindo a entrada de iluminação natural e ventilação, enquanto os acabamentos caminharam para uma estética clean”, resume o profissional.
Em dois meses de obra, a área social da casa do arquiteto conquistou salas e cozinha integradas e até um home office, com jardim vertical e cobertura zenital. Já o último pavimento passou de uma simples laje para uma cobertura com deck, churrasqueira, spa ao ar livre e horta de temperos. “Amamos o contato com a natureza e queríamos um lar aconchegante, para ser um respiro em meio à cidade”, comenta Cezar.
Para a concepção do projeto, cada cantinho foi aproveitado, dando forma a espaços arejados e sem barreiras, com identidade estética forte. Cezar priorizou uma arquitetura de linguagem clean, sóbria e muito aconchegante. Favorecendo a integração visual dos ambientes com dimensões reduzidas, todo o mobiliário segue o mesmo moodboard sereno, marcado ainda por peças com formas e quinas mais arredondadas e suavizadas.
Além do home office envolvido pela parede verde, outro destaque é a caixa da escada, que compõe um eixo de circulação vertical importante, conectando o living com os quartos, no andar superior, e o espaço de lazer, na cobertura. “Foi a partir da escada que desdobrei o conceito visual da reforma, mantendo seu revestimento original, o granito verde Ubatuba. Para dar destaque, o painel de MDF ripado se estende também para o forro, resultando numa estética acalentadora”, explica o arquiteto Cezar Scarpato.
Para alcançar um ar de refúgio, a casa do arquiteto Cezar Scarpato valoriza escolhas impactantes. O branco é predominante, seja na parede ou no piso de porcelanato que evoca a aparência do mármore. Já o tom escuro da escada foi replicado nas bancadas, enquanto a madeira, usada no pórtico central, repete o acabamento das portas da casa. Como uma nuance dessas cores, uma composição de pastilhas tridimensionais traz um pouco do cinza, criando um efeito interessante no pilar estrutural da casa. Uma mistura que apresenta um resultado equilibrado, moderno e, ao mesmo tempo, tranquilo.
Ponto de encontro da família e endereço certo de todos os fins de semana, a pequena cobertura virou um cantinho completo com hidromassagem, jardim e churrasqueira. Para proteger do sol, Cezar criou uma estrutura metálica de alumínio preto, com caibros de pinus autoclavado, além de uma pequena claraboia de treliça de madeira, deixando um pouco do sol passar.
Para fechar esse clima gostoso, reforçado pela presença da natureza, um dos cantinhos tem vaso com temperos e ervas, como manjericão, pimenta e capuchinha, e a exuberante Primavera, com suas flores de cor vibrante.