fbpx

Relax e convivência

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Integradas ou não, as varandas estão entre os ambientes mais valorizados dos apartamentos atuais

Por Redação it HOME

Versáteis e multifacetadas, as varandas transformam-se em espaço ideal para receber os amigos, relaxar, ler um livro ou admirar a vista depois de um dia exaustivo de trabalho. Confira cinco diferentes versões que vão te inspirar e ajudar a criar a sua.

 

Para receber e relaxar

Integrados e revestidos com o mesmo piso, a varanda e o living compõe um ambiente único, melhorando a integração dos donos deste apartamento com a família e os amigos. Para tornar o terraço mais humanizado e confortável, a arquiteta Luciana Tomas apostou na madeira presente em móveis e no revestimento dos pilares. O paisagismo assinado por Gigi Botelho reúne um vaso com  árvore da felicidade e uma parede verde com mini jibóia. O balanço suspenso oferece conforto para ler ou relaxar. Outro destaque é o grande aquário revestido em madeira ripada, que faz a passagem até a outra área de convívio.

 

 


 

Espaço multiuso

Combinar diversos elementos em um só ambiente foi o desafio da arquiteta Pati Cillo ao projetar esta varanda multifacetas, aconchegante e completa. A área atende a um desejo dos proprietários, que gostaria de um espaço onde pudesse fazer as refeições do dia a dia e receber amigos para churrascos e assistir partidas de futebol. A parede que leva os ladrilhos hidráulicos é o ponto de partida desse terraço. As setas causam a sensação de movimento e todos os outros elementos azuis da cena derivam de seus tons. Contornando essa combinação, uma solução em marcenaria criou os nichos para os objetos decorativos. O banco abaixo dos ladrilhos é um suporte de mais lugares à mesa e ainda guarda os brinquedos do filho do casal. O piso em deck faz parte da ambientação de conforto e descontração, além de ser uma ótima opção para a reforma, já que cobriu o piso anterior sem quebra-quebra.

 


 

Cantinho zen

Com atmosfera mais informal e descontraída, a varanda do apê do jovem casal foi projetada pelas arquitetas Daniele Okuhara e Beatriz Ottaiano, da doob arquitetura, para os momentos de lazer e descanso. O espaço ganhou mesa de jantar em madeira pinus para seis lugares e uma ilha feita com o mesmo granito da bancada e da churrasqueira, já entregues pela construtora. Mas o grande atrativo é o espaço zen, com futon sobre base de madeira pinus e uma estante suspensa que mescla serralheria e nichos de marcenaria para abrigar os vasos com plantas.

 


 

Área de convívio

Unificada com o living, esta varanda assinada pela arquiteta Roberta Banqueri integra a grande ala social do apartamento e faz às vezes de espaço gourmet e sala de jantar, além de área de descanso. A churrasqueira e a bancada foram refeitas para deixar o ambiente mais amplo. A mesa, em tora maciça, combina perfeitamente com as cadeiras, que receberam um linho amarelo cítrico para dar leveza e cor, quebrando a monocromia das cores neutras, que é a base do projeto. O pendente, em latão dourado brilhante, confere um toque de arrojo e sofisticação.

 


 

Verde por todos os lados

Os proprietários deste apartamento adoram receber a família e os amigos para almoços, jantares e brunchs. Cenário principal desses encontros, a varanda foi desenhada de maneira que, quando as portas estão abertas, fique totalmente integrada à sala de estar, recebendo de 20 a 25 pessoas. A grande quantidade de plantas que abraçam o espaço deixa o ambiente ainda mais convidativo. Os vasos cerâmicos, tipo vietnamitas, têm tons de terracota envelhecido, marrom esmaltado e bronze. Os revestimentos verticais são lambri de madeira Cumaru e mosaico rústico de mármore marrom. A cor escura de ambos e suas texturas contribuem no aspecto do aconchego. A mesa de jantar em madeira bruta reforça a rusticidade e a sensação de conexão com a natureza. Projeto da arquiteta Denise Barretto.

 

+ PRA VOCÊ: Doce Balanço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

Minimalista e atemporal

A arquiteta Sabina Kalaoun, do Studio LAK, se muda com o marido…

Reforma completa

Apartamento ganhou ares de casa a pós a reforma que integrou ambientes…

A arte de Basiches

Arquiteto e artista plástico José Ricardo Basiches abre exposição Traços e Contextos…