fbpx

Soluções milimétricas

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

Reforma prova que é possível viver – e bem – em apenas 25 m², com ambientes versáteis e integrados, mas muito bem definidos

 

 

Por Marcela Almeida | Fotos: Mariana Orsi

 

Solteiro e com uma rotina bastante atribulada, em que pouco sobra tempo para ficar em casa, o jovem empresário decidiu investir num flat para morar. A boa localização, próximo ao parque do Ibirapuera, na capital paulista, foi fator decisivo na hora da compra e fez com que o novo proprietário, que também é triatleta, superasse o receio inicial de viver num pequeno apê, de apenas 25 m².

 

 

Para transformar o que antes era um quarto de hotel numa casa completa, embora muito compacta, ele acionou o escritório de arquitetura Estúdio Urbhá, das sócias Alana Furumoto e Mariana Fajnzylber. Diante do desafio de “multiplicar” espaços, as arquitetas apostaram num layout aberto e fluído, com ambientes versáteis e integrados, mas muito bem definidos.

 

Recorrendo à personalização total, Alana e Mariana desenharam todos os móveis sob medida, tirando proveito de cada canto do imóvel. “Em pequenos apês, como esse, tudo tem que se encaixar milimetricamente”, alertam.

 

 

Com boa dose de criatividade, soluções espertas surgem para ganhar mais espaço de armazenagem, favorecendo a praticidade e a boa organização da casa. Na área do quarto, um móvel de ponta a ponta faz às vezes de cabeceira da cama, que por sua vez conta com dois gavetões na base. Uma espécie de tablado, que eleva o piso do dormitório e home office, ainda embute duas sapateiras.

 

 

 

Recostado na estrutura da cama, um banco de madeira atende à mesa de refeições, na sala, que fica visualmente separada do quarto por meio de um painel ripado, leve e arejado.

 

 

Para aproveitar os pontos de hidráulica, a pequena cozinha foi alocada logo na entrada, com um certo recuo. O móvel planejado cria nichos para encaixar a geladeira e uma máquina de lava e seca.

 

 

A parede principal do pequeno apê, toda de tijolinho, recebe um suporte de bicicleta para fazer da peça um objeto de decoração, ao mesmo tempo em que a deixa sempre acessível para facilitar o uso.

 

 

+ PRA VOCÊ:  Apê com 35 m² passa por reforma completa

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no email

LEIA TAMBÉM

casa moysés abre flagship

Recém-inaugurada em São Paulo, a loja faz um mergulho no DNA da…

Arte social

Exposição “Criatividade Contra a Fome” acontece neste sábado, no Parque Burle Marx,…

Rara beleza

Espécie rara, a Begônia Maculata tem fácil manutenção e vai bem dentro…